quarta-feira, 1 de outubro de 2014

TUDO DEPENDE DA EDUCAÇÃO

Por Humberto Pinho da Silva (Vila Nova de Gaia, Portugal)

Diz Alexis Carrel - Prémio Nobel da Medicina, - que todos sofremos: “ fatalmente a influência daqueles com quem vivem. Os que vivem, desde a infância, na companhia de criminosos e loucos, tornam-se criminosos e loucos. Não se pode escapar ao meio, senão pelo isolamento e pela fuga. “ - “ O Homem, Esse Desconhecido”.
Na verdade assim é. E o povo, que raras vezes se engana, costuma repetir: “ Tal mãe, tal filha” – (Já Ezequiel 16:44, tinha igual opinião).
São os primeiros educadores, os pais. Se souberem transmitir, pelo exemplo, valores morais e cívicos, certamente as crianças tornar-se-ão cidadãos honestos e justos.
Com esses princípios, os jovens, fortalecem-se e rejeitam pareceres e modos de vida nefastos, não só de outros jovens, mas, também, da má influência de alguns professores.
A sociedade em que nascemos e vivemos, exerce forte influência no modo de pensar e agir. Como pode, a criança, ser cidadã honesta se vive numa sociedade corrupta, onde o “ jeitinho” impera e o dinheiro manda?
Muitos são os que incutem nos filhos o conceito que tudo tem preço, inclusive o ser humano. Fazem crer, nos cérebros em formação, que tudo é valido, tudo é permitido – já que o pecado é coisa do passado, – para atingir o que se pretende.
As figuras publicas - já não falo da classe politica, - ao tomarem atitudes indignas e reprováveis, e ao transmitirem, pela mass-media, comportamentos perversos, “ envenenam” a juventude, lançando-a nas veredas da corrupção e do crime.
Por sua vez, a TV, com novelas amorais, tentando passar a ideia que tudo é preconceito e falsa modéstia, tornou-se escola do crime, da violência e da degradação da sociedade.
A principal responsável, pelo desvario juvenil, é, sem dúvida, a novela televisiva, visto incutir comportamentos desregrados.
Está a correr, na SIC (canal português) telenovela cuja personagem, após viver intimamente com a mãe, passa a namorar a filha, da que foi sua mulher. Tudo se passa com naturalidade e aprovação dos irmãos da jovem!
Como querem que a juventude tenha comportamento e actos responsáveis, se constantemente são metralhados com exemplos torpes?
Queixam-se, depois, e com razão, que nossas cidades transformaram-se numa selva, onde se depara, a cada canto, “ animais” depravadores, prontos a “ devorarem” a vítima: extorquindo: dinheiro, roubando roupa e ténis de marca; e delinquentes, que matam e incendeiam.
As cidades e estradas brasileiras, transformaram-se em campos de batalha, onde se morre, mais facilmente, que em guerras fratricidas.
Para além de ausência de policiamento eficaz e leis persuasoras, há necessidade de regressar à educação assente nos valores cristãos.
Enquanto a TV incitar à luxúria, os pais não souberem educar, devidamente, os filhos, e a mulher não for respeitada: como mãe, filha e esposa, as ruas das nossas cidades serão varridas pela violência e pelo crime.
Só povo que sabe educar os filhos, terá: paz, justiça e felicidade.

Tudo depende da educação, e essa começa em casa e termina com leis que defendam: a Família e respeito pelos idosos e crianças.

2 comentários:

  1. Caro Paccelli, repito sempre - quando escuto ou leio sobre a responsabilização penal - que ninguém pode nascer como bicho, ser criado como bicho e depois, adulto, se transformar em cidadão exemplar. São outras as leis que regem essas vidas. E, como no texto, ou começamos pela família, ou não teremos aonde ir. A família passa pela segurança e apoio que receber do Estado. Enquanto continuarmos nesse sistema-consumista-agressivo-selvagem, não haverá Estado que dê conta de seus naturais. Abraços. Pedro.

    ResponderExcluir
  2. De repente tudo o que aprendi passou a ser obsoleto, família é um conceito de mais de légua, a relação pais e filhos se inverteu, o legislador quer contemplar tudo - todas as diferenças - e não contempla. O caos se estabelece e eu não sei o que é que vale amanhã, até mesmo hoje. Parabéns pela reflexão, Paccelli.

    ResponderExcluir