segunda-feira, 1 de maio de 2017

CADEIA CULTURAL

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

A entrada do labirinto começa pelo pensamento e ideias ultrapassadas que não condizem com os dias atuais. Segue o caminho e se esbarra no jogo de poderes. Mais adiante os entraves da falta de verba. Já totalmente perdido se pergunta: Onde está a cultura? Claro que perdido a primeira opção é retornar. Mas ao invés disso tenta encontrar um novo caminho. No entanto o que encontra são apenas obstáculos que nada mais fazem impedir o crescimento cultural.
Onde há cultura há carnaval, há teatro, há cinema, há livraria, há feira de livros, há saraus, há educação. E numa cultura consciente há inclusão. Cultura movimenta uma cadeia de costumes, tradições, línguas, grupos, artes e educação. Na literatura abre um leque que engloba um conjunto de costumes, regras e linguajares. O que talvez difira cada particularidade do indivíduo.
A literatura em si é a cultura abrangente que engloba o mundo literário entre as pessoas. E nos dá a oportunidade de conhecermos histórias, de termos uma relação amigável com nós mesmos e até conhecer o lado humano do outro. Claro que nisso vem à cadeia das escolhas, escolher quem vale apena conhecer. Como me disse um amigo, não dá pra perder tempo com paredes e portas.
O lado humano precisa sempre está em movimento para que as coisas aconteçam. Nada melhor que cultura e conhecimento. Não por um capricho, mas para dar vida. O campo artístico e cultural movimenta toda uma cidade. Você já viu uma escola funcionar sem livros? Ou uma igreja sem o badalar dos sinos? Ou alguns amores sem um triste fim? As relações humanas, artísticas e culturais de certa forma se interligam.
Nessa conjuntura somos o humano, a mente e a sua criação. Os valores étnicos vêm de toda cultura globalizada. O campo acadêmico que poderia ocupar essa gama de conhecimento retrocede aos seus objetivos. O conhecimento se restringe agora ao diploma. Mas isso é complexo, talvez a se falar em outro momento. Isso quer dizer que a mulher não é tão complexa como se pensa os homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário