domingo, 1 de julho de 2018

RELACIONAMENTO INTER-RACIONAL


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            Tenho visto falarem muito sobre Relacionamento Inter-racial E sempre fazem a pergunta: O que  você acha sobre Relacionamento  Inter-racial? Eu não acho nada. Amor vem de todas formas. Mas a discussão é válida quando se vive num país onde o preconceito é em grande número. Em qualquer relacionamento o que a gente pode encontrar é amor. E se é amor de verdade o que vale é isto, amar. Amor não tem rosto, cor, raça e nem escolha sexual. Reafirmo se existe amor de verdade o que vale é isto, amar. Claro que para a estética do mundo o ideal é negros com negras e brancos com brancos. Somos uma sociedade avessa ao  novo, ao real e verdadeiro. Eu vim de um tempo em que os pais diziam: - Tens certeza minha filha? É isso que você quer? Ele é branco. Vocês vão sofrer tantos preconceitos. A comunidade vai ser contra vocês dois. E seus filhos vão se questionar com relação a sua cor. E por isso, pelo lado racional sem o estigma do amor, até mesmo porque em relacionamentos, homem e mulher, o amor não é mágico, têm seus conflitos. E o que acontece lá fora também acontece entre casais.
            O relacionamento inter-racial é de certa forma um desafio. Ele carrega com sigo diversas questões que a sociedade se vê no direito de obter as respostas. Pois para muitos o branqueamento não é moda é norma. Não é o fato de ser bonito ou não, de ter posses ou não, tem haver com raça. Mesmo sabendo que biologicamente raça não existe o racismo perdura e domina as relações e a sociedade. Na verdade o racismo estrutura os dois. De modo que ser diplomado, lindo, estruturado, desejável, com cargo maior e importante é ser branco. No entanto, mesmo que passe suas dificuldades na vida não deixará de ser o padrão ideal para a humanidade. Tanto que nos estudos e estatísticas o branco não está nas relações. O parâmetro é sempre abordado pelo aspecto da população negra. 
            O casal "café com leite", assim visto por muitos é uma contradição de tudo aquilo que a sociedade ver como padrão ideal. A imagem do negro ao lado de uma branca é algo bastante comum e é até aceitável para alguns. Mas quando a imagem é de uma negra ao lado de um branco este cenário é visto como algo não normal para a sociedade e tão pouco aceito pela família. 
            A mulher negra é questionada de todas as formas como se cometesse o maior erro para a sua vida, sua família e a humanidade.  E o que define o ser humano é o caráter. Nessa relação podemos encontrar a sua solidão. Ela é isolada, cobrada pelo companheiro e sua família. O amor não está à cima de tudo. O preconceito chega anular aquilo que os uniu. E fica guardado com ela questão: - Era realmente amor?




Nenhum comentário:

Postar um comentário