sábado, 2 de março de 2019

Difícil ser Mulher no Brasil


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            Mulher alguma nesse mundo é igual à outra, cada mulher tem a sua particularidade. E qual delas não passou pelo processo de aceitação? Eu mesma demorei a me aceitar. De certa forma eu não estava feliz. Tinha que me posicionar como mulher e negra. Eu não era mais aquela menina e não podia ficar a vida inteira achando que sou ‘’o patinho feio’’.       
            Sou poetisa e com a escrita dei voz a muitas coisas que estavam em silêncio. E essa arte de escrever me trouxe a chance de eu conhecer a minha própria pessoa. Então decidi fazer disso uma arma de empoderamento na minha vida. Crescer e ter vida através do que eu mais gosto de fazer. Com essa determinação passei a entender muitas fragilidades minha.
            Eu não sou o rostinho bonito, ou o corpo bonito que muitos homens me falam. Eu sou uma mulher com todos seus defeitos e sentimentos. Para uns apenas o corpo, para outros apenas uma menina deficiente. Mas aí eu olho para trás e vejo o quanto eu andei.
            Eu não tenho o corpo perfeito, tenho minhas limitações físicas, não sigo as regras da sociedade e seus padrões, nem por isso vou ficar me escondendo. Com as fotografias quero mostrar o quão capaz é uma mulher e a sua infinita forma feminina. Através das fotografias podemos ver as diversidades e belezas da mulher brasileira.
            No Brasil como já dito por mim a mulher fica sempre em segundo plano, os piores salários e trabalho, o corpo sempre usado como apelo sexual nas mídias, a exigência lhe dada do corpo perfeito, levando em conta que para muitos da sociedade só existe um tipo de mulher. Nesse contexto de um tipo só de mulher, a mulher negra fica de fora, excluída sofre os piores preconceitos tanto por ser mulher como pela cor de sua pele.
            Dizem que sou feminista por lutar pelas mulheres. Mas será? Eu luto por aquilo que acho merecedor para todas as mulheres. Lutar pela igualdade e respeito de todas é ser feminista? Acredito que os meus ideais não cabem em sistema algum.Eu sou negra da pele clara, não admito que me digam o contrário por causa desse detalhe. Temos que admitir que ser mulher no Brasil não é nada fácil. O modo em que a mulher é tratada torna tudo mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário