domingo, 1 de dezembro de 2024

SINFONIA INCENDIÁRIA

Por Eduardo Waak (Matão, SP)


“Sinfonia Incendiária” é ao mesmo tempo um poema e uma constatação. Uma percepção da realidade intangível e um lamento acuado de um filho da Luz neste planeta obscuro. Escrito de um fôlego só, busca exorcizar os fantasmas do século XXI, que num festim diabólico envolvem a população mundial. Se não temos forças para mudar a ordem das coisas, podemos ao menos transformar o nosso modo de ser e de sentir, ainda que tangidos feito gado rumo ao matadouro. Neste espectro econômico, bélico e imperialista, os seres humanos pouco a pouco perdem sua função, identidade e utilidade. Amealhar territórios, bens materiais e naturais é o que conta, ainda que milhões (ou mesmo bilhões) de vidas sejam sacrificadas. Para a produção deste filme contamos com as imagens de Silvia Izquierdo, chefe de fotografia da Associated Press (AP) no Brasil. Nascida no Peru e residente no Rio de Janeiro, seu combativo olhar tem repercussão mundial, expondo as chagas de uma sociedade brutalizada. Nascida no Chile e residente na França, a compositora Anita Tijoux participa com dois temas de sua autoria, “1977” e “Shock”. Aqui apresentados em versão instrumental, suas músicas trazem uma potente mensagem pela liberdade de expressão e defesa da natureza. Esta é nossa pequena contribuição, numa época caótica, para despertar as pessoas da letargia (auto)imposta pelo Sistema opressor e totalitário.

2 comentários:

  1. Paccelli, agradeço sua atenção e a solidariedade. Estamos juntos na busca por um país melhor, mais justo e humano, socialmente equilibrado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Divulgar a cultura, a arte e a educação neste nosso querido Brasil é uma tarefa hercúlea e que merece todo nosso apoio.

    ResponderExcluir