sábado, 1 de fevereiro de 2014

CHORAR E SORRIR

Por Vânia Moreira Diniz

Quero chorar
Quando sentir tristeza,
Sofrer desilusão,
Quando errar,
Presenciar a miséria,
Quando eu for egoísta,
Quando sentir saudade
Sem esperanças,
Quero chorar...

Quero sorrir
Quando admirar a natureza,
Observar o trabalho dos artistas,
Olhar uma criança,
Entender o mistério da vida
Ajudar o meu semelhante,
Conseguir realizar uma obra,
Quero sorrir...

Quero chorar...
Nas angústias aflitivas,
Na presença da ingratidão,
No ódio irreversível,
Na ira incalculável,
No egoísmo desmedido,
No sofrimento tormentoso,
Nas grandes tragédias,
Quero chorar...

Quero sorrir.
Nos afetos desinteressados,
Na simplicidade dos humildes,
No perdão espontâneo,
No regresso dos que partiram,
Na cura inesperada,
No gesto de carinho,
Na ternura da amizade,
Quero sorrir...

Quero chorar...
Na miséria desdenhada,
Nas grandes catástrofes,
Na pobreza irremediável,
Na maldade voluntária,
No luto desesperado,
Nas indiferenças calculadas
Nos terremotos dos países atingidos.
Quero chorar...

Quando um gesto de carinho prevalecer,
Quando a humanidade for generosa,
Quando for exterminada a violência,
Quando a AIDS ou o câncer forem curáveis,
Quando as pessoas puderem ser livres,
Quando não houver classes em minoria,
Quando todos nós formos bondosos,
E não existir a desconfiança nem as doenças,
Quero sorrir, Quero sorrir. ...

Mas deixe-me chorar
Quando as guerras são cogitadas,
Quando as pessoas se maltratarem,
Quando não compreendermos o próximo
Enquanto houver preconceito,
Quando a brutalidade imperar,
Enquanto as pessoas passarem fome,
As crianças não forem confortadas,
Enquanto houver o desemprego,
Nas soluções apenas simuladas,
Quando me separar de pessoas tão queridas

Deixe-me chorar, Deixe-me chorar, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário