domingo, 1 de dezembro de 2019

DESIGUALDADE SOCIAL NA VIDA MULHER


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            A mulher se capacitando é um cala boca na velha frase machista da sociedade brasileira, ‘’lugar da mulher é na cozinha’’. Não lugar da mulher é a onde ela se sentir melhor estar. Mulher tem sim que ser dona da sua vida, se estruturar é o primeiro passo.
            Em 2016, segundo as estatísticas 73,5% das mulheres frequentavam o ensino médio escolar. Mulheres brancas tinham freqüência de 23,5%. Enquanto isso mulheres negras tinham freqüência de 10,4%.
            No mercado de trabalho segundo dados do IBGE, em 2016 tivemos a percentual de 44% de mulheres trabalhando. Um número bastante significado, mas a desigualdade social permanece.
            Em 2019 as mulheres são a maioria no mercado de trabalho, mas com a taxa salarial super baixa. Enquanto em média elas ganhavam R$772,13 os homens ganham R$1.055,49. E para quebrar essa desigualdade social é que afirmo que nós mulheres temos sim que nos qualificar.
            O nosso papel na sociedade não começa na cozinha e termina na cama fazendo sexo. Nós podemos ir além dos nossos limites.

Clarisse da Costa é poetisa e articulista em Biguaçu SC
Contato: clarissedacosta81@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário