quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

A ESCRAVIDÃO E SEUS TERMOS PEJORATIVOS


Por Clarisse da Costa (SC)
                                                  
            A escravidão acabou no papel, mas ainda somos escravos de muitas coisas que ela deixou. Em pleno século XXI muitos negros desconhecem a sua história e alguns termos pejorativos. Cansada de ver negros se depreciando quero esclarecer algumas coisas aqui nesse artigo.  A palavra mulata vem do masculino da palavra mulato, esse mesmo é o pejorativo de mula. Esse termo é de origem espanhola.                                     
            Mula ou mulo é um animal híbrido. Híbrido é o resultado do cruzamento de um cavalo com jumenta, ou do jumento com a égua. Essas palavras foram usadas de formas pejorativas no período escravocrata para os filhos mestiço das escravas que deitaram com os seus senhores brancos e tiveram os filhos deles.                                             
            Com esse contexto histórico o termo mulato ou a feminina mulata não deveria fazer mais parte do nosso palavreado do cotidiano. Mas o contexto é um tanto complexo.  O IBGE define o termo como pessoas com uma mistura de cores de pele. O que seria descendentes de brancos e negros. Sendo essa miscigenação mulata.                  
            Mas qual é a cor da miscigenação mulata? Não tem uma cor determinada, mas por causa da miscigenação muitas pessoas consideram como regra o discurso do ser ‘’moreno’’. Contando com outros eufemismos para adaptar-se uma cor de pele que não é branca. Para ficar bem claro, eufemismo é uma figura de linguagem na língua portuguesa.

Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu SC
Contato: clarissedacosta81@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário