sábado, 2 de novembro de 2019

FESTIVAL SEIS CONTINENTES DE ITAJAÍ, SC


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)
                                                              
            O Festival 6 Continentes como sempre trouxe muita cultura e carinhas novas prestigiando o que há de melhor no cenário cultural catarinense. E eu como sempre estive presente nesse momento único, tive de encontro com grandes poetas memoráveis!  Com o Vivaldo Terres eu tive uma breve conversa sobre uma cultura mais ampla e uma educação inclusiva. Com leveza e sabedoria, presenciei no palco a sua poesia com o seu sorriso maroto estampado no rosto.                                                                       
            Nesse contexto todo fiquei lado a lado com a nova geração poética e a antiga geração, ali diante de Samuel da Costa e Vivaldo Terres pude ver o quanto a nossa cultura brasileira se renova com o passar dos anos.  Samuel traz a sua poesia pós-moderna onde se contrasta com o simbolismo e o surrealismo. Vivaldo traz todo o seu romantismo à moda antiga, daqueles que escreve bilhetinhos de amor e entrega flores à jovem amada.                                                                
            Mas eu não fiquei de fora do palco, mesmo com toda dificuldade para subir os degraus da escada que ali estava eu com toda a minha ousadia fiz a minha intervenção poética, declamei o poema que escrevi com alguns poetas de Moçambique, levei para todos os presentes o poema ‘’A Paz Em Tons Reais’’. Eu quis mostrar que nós negros fazemos parte deste mundo e que podemos alçar voos mais longos, até onde o nosso limite permitir.
            Que a paz só é possível quando há respeito, afeto, parceria, solidariedade e liberdade de ser. O que eu levo desse festival? Que é hora de alçar novos voos. E que venha uma nova jornada cultural. Quem me prestigiou desejo os meus sinceros agradecimentos.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário