domingo, 1 de março de 2020

O CARNAVAL E O CRISTIANISMO


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Vamos falar sobre o Carnaval, um tema cercado de contradições. Primeiro é preciso entender que tudo que será falado aqui é com base em fatos históricos. O Carnaval no Brasil existe desde o período colonial. Nessa época acontecia um dos maiores crimes cometido pela elite branca que é a escravidão. Nesse mesmo período as manifestações carnavalescas eram muitas, mas a primeira manifestação foi o Entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa. Porém era praticada pelos escravos, enquanto os seus senhores riam vendo tudo que acontecia. A brincadeira acontecia de tal forma, os escravos saiam sujando uns aos outros jogando lama, urina e outras coisas.
Agora o significado do Carnaval é um tanto curioso para muitos. Pelo que é sabido o Carnaval é o período anual de festas profanas, sua origem nasce na Antiguidade e ao longo dos séculos essas festas foram recuperadas pelo Cristianismo. Na Roma Antiga, o Carnaval tinha bloquinhos e carros alegóricos. Por lá tinha as ‘’Sartunais’’, Sartunais são festas homéricas. Obviamente você está curioso para saber o que são festas homéricas, pois bem é um tanto complexo. Pelo que se sabe Homérico é um adjetivo que se refere ao poeta grego Homero. De concreto pouco se sabe sobre ele. Mas posso afirmar que Homérico, no sentido figurado da palavra é uma expressão usada como menção a algum fato heróico.
Voltando ao Carnaval, essas festas homéricas que aconteciam na Roma antiga eram em exaltação a Saturno, este considerado o Deus da Agricultura. Uma particularidade é que essas festas aconteciam no mês de dezembro. Naquele período os escravos tiravam folga e os romanos saiam pelas ruas fazendo a festa, com isso orgias e bebedeiras corriam soltas. O Carnaval acontece no mundo todo. É uma festa bem popular tradicionalmente cristã. Para entender melhor tudo isso vamos aos fatos da relação entre o carnaval e o cristianismo.
               O que o Carnaval tem a ver com o Cristianismo? Primeiro você precisa saber que a história do carnaval é cercada de mistério, a sua origem é um tanto incerta para muitos. Mas acredita-se que o Carnaval tenha aparecido na Grécia por volta de 520 antes de Cristo. Era uma festa muito importante onde o vinho era algo que não podia faltar. O Carnaval antecede o período de preparação para a Páscoa.  Nos países cristãos, as festividades acontecem por 47 dias. Após o Carnaval os cristãos entram no período da Quaresma, este período simboliza os quarenta dias que Cristo passou no deserto. Como sabemos isso ocorre entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de ramos. Uma semana que antecede a Páscoa.
Hoje alguns fanáticos renegam a origem e toda a história do Carnaval. Para muitos o Carnaval propaga tudo que é de ruim, sendo a festa algo satânico. Voltando ao tema do Carnaval temos a sua origem a partir do vinho.  A história em si remonta o deus do vinho. O cenário é novamente a Roma antiga. Dionísio ou Baco, como conhecido pelos romanos, era o deus do vinho e um dos responsáveis pelo surgimento do Carnaval. A lenda diz que ele foi o primeiro a espremer as uvas e experimentar o sabor que isso tinha e a sensação prazerosa que isso trazia. Então a partir da sua descoberta viajou pelo mundo ensinando a sua técnica. Ele voltando para a sua terra natal mais conhecida como Teba, iniciou-se inúmeras comemorações em homenagem ao Dionísio.
Claro que algumas festas já existiam. Muitas eram com o propósito de comemorar a agricultura e a fertilidade da terra. No entanto foi o Dionísio que estabeleceu uma espécie de calendário definindo datas precisas para começar as tais festividades. Contudo as festas foram divulgadas e adaptadas por outros povos. Outros povos, novas culturas. No entanto o Carnaval recebeu este nome somente em 509 depois de Cristo. Época em que a igreja Católica reconheceu a festa e autenticou o feriado.

Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu
Contato: clarissedacosta81@gmail.com   


Nenhum comentário:

Postar um comentário