segunda-feira, 1 de março de 2021

COLORISMO

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Vamos falar sobre colorismo. Eu confesso que desconhecia esse termo,até mesmo porque para mim é algo natural essa variante de tons de pele na comunidade negra. Eu mesma sou negra de pele clara.

Mas o assunto está aí e não é tão difícil de entender.

Eu dei uma pesquisada e pelo meu entendimento colorismo é o termo muito usado para diferenciar as tonalidades da pele negra. Vai do tom mais claro ao tom mais escuro.

E como bem sabemos essas tonalidades podem permitir a inclusão ou exclusão do indivíduo na sociedade. 

E como surgiu esse termo? Surgiu em 1982, fora usado pela escritora Alice Walker em um dos seus livros. O nome é "The Present Looks Like?". Traduzido em português seu nome é "Se o presente se parece com o passado, como será o futuro?".

Eu vejo o colorismo como algo ruim. Primeiro que ele crua tonalidades de pele como se a gente fosse uma cartela de cores desde os tons mais claros aos tons mais escuros. O que pode facilitar a vida de alguns e dificultar a vida de outros.

Quando me refiro a isto estou me colocando no papel da sociedade. Porque ao me ver basta ser da raça negra para sofrer discriminação racial e isso não se pesa na balança, não se calcula quem sofreu menos ou quem sofreu mais. Dói na alma do mesmo jeito.

Segundo que o colorismo vem para nós anular querendo diferenciar tonalidades de pele como se isso fizesse com que a gente se tornasse menos negro, o que nos tornaria aceitável para a sociedade.

Resumindo o colorismo é uma forma de discriminação com base na cor da pele.

 

Clarisse da Costa

Clarissedacosta81@gmail.com

  


Um comentário: