terça-feira, 1 de dezembro de 2020

NADA FÁCIL

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Eu bem me lembro dos muitos risos na minha vida, alguns nem eram da minha espontaneidade. Quando eu os ouvia eu me sentia qualquer coisa menos gente.

Quando eu ganhei o meu primeiro diário me perguntaram com toda ironia do mundo o que eu iria escrever ali de tão secreto. Disseram para mim que eu nada tinha para contar. E a gente precisa de ter uma grande uma grande história de vida para escrever algo?

A mulher sofre oposição até dentro da família. É como se ela não pudesse existir ou for a mulher que ela se tornou. No meu caso é pior, pois sou mulher negra. Parece que a mulher negra tem que ser igual ao sistema, podre, frio e obediente. Mas eu nasci para obedecer ao sistema não democrático desse país e muito menos para seguir os padrões de beleza. 

Eu tenho a minha particularidade, uma beleza única.  A minha persistência me faz crer que posso ir além do que todos imaginaram. Hoje eu tenho uma história de perseverança pra contar. Porque para viver nesse mundo tão desigual é preciso perseverar. 

Depois que eu fiquei doente eu vi um novo mundo a minha volta. Também vi em mim outra mulher, porém vulnerável. Eu não era forte. Eu sentia que existiam em mim duas mulheres, uma queria desistir de tudo e ir morar na lua. Se é que isso é possível! Eu achava que lá, somente lá eu poderia ser quem eu sou. É inevitável, quando a sociedade lhe exclui do meio e as pessoas lhe julgam. Obviamente que eu me isolei. Não fazia diferença a minha presença para eles. Mas o incrível é que eu não deixei de sonhar de acreditar. 

Eu caí várias vezes, não foram rasteiras da vida, simplesmente as pernas não me obedeciam. Talvez no meu subconsciente eu não quisesse sair do lugar.

Eu jamais me senti incapaz, mas às vezes os olhares das pessoas me faziam me sentir diferente, excluída. 

O que é inclusão se a sociedade lhe exclui por ser negra ou ter alguma deficiência física? 

Eu perdi o ano escolar preste a ir para o terceiro ano do ensino médio. A escola sequer me deu alternativas para estudar. A partir disto me senti excluída e vi o valor de uma pessoa quando fica doente. De repente eu era nada e sem liberdade para querer mais da vida.

Então através das poesias eu construí as minhas asas, com as poesias me sinto livre. Claro que, sem fugir da realidade, completamente com os pés no chão como o meu amigo escritor me ensinou. 

Quando eu perdi quem eu mais amava parecia que eu tinha perdido tudo. Cheguei a me sentir perdida sem ter para onde ir e o que fazer. Eu tinha um sonho e zero oportunidade. 

Eu sequer tinha planejado a minha vida sem ela. Eu falo de minha mãe. Após sua partida parei pra pensar em tudo que vivi ao longo dos meus 35 anos de vida. 

Comecei a entender sobre o racismo que vivi já na infância, os olhares para cima de mim e os questionamentos depois que comecei a usar andador. 

A partir daí encontrei em mim outra mulher outra escritora.  Forte e crente na minha capacidade.  Decidi olhar pra mim pra vida. A sociedade não me incluiu. Eu me incluí no mundo. 

Eu entrei no supermercado, ali eu não era mais uma pessoa à fazer compras. Parecia que eu era um ser de outro planeta, tamanho os olhares sobre mim. Mas eu segui em frente com a cestinha na mão e fui até o caixa pagar. Cheguei em casa com a satisfação de que eu tinha vencido mais um obstáculo. Até o meu pai ficou surpreso.

Mas o melhor da minha história foi quando entendi que a minha mãe não queria me ver triste. A noite ela sentou-se na beirada da cama e me disse: "Calma, eu estou aqui!" Então comecei a lutar com toda força em busca do meu sonho.

Claro que não foi fácil, a vida nos surpreende o tempo todo. E nós como humanos temos os nossos atos falhos. Não temos o controle de tudo. E essa vida me apresentou o escritor Samuel da Costa e este me deu o caminho das pedras. Ele me incluiu no mundo literário. 

O caminho é fácil? Não. Nem o ser humano é. A inclusão existe para todos? Não. Mas é preciso lutar. Existir para algum propósito que lhe faça a diferença. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário