sexta-feira, 1 de outubro de 2021

PROSAS

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Nada de romântico

Antes de mais nada, finais felizes duram o tempo que tiverem que durar. Agora sim, aos amantes da literatura peço que me perdoem, mas os clássicos contos de princesas não têm nada de romântico. Primeiro que o amor ali não passa de uma fantasia onde a mulher acredita que está sendo salva. Na verdade, ela está indo para outra prisão, a de mulher submissa. Todas as princesas fazem tudo que seus príncipes mandam. Não existe liberdade de escolha e nem amor próprio.

As histórias fazem com que a mulher pense que precisa ter alguém para ser feliz, ou até mesmo cuidar dela ao ponto de ela não pensar sequer na sua independência. Outra coisa que podemos notar, os contos foram feitos para todos pensarem que a mulher ideal é branca e de cabelos bem lisos, assim como também eram representados os homens.

E se todos pararem para pensar essas histórias são histórias de sacrifícios não de amor, assim como muitos clássicos da literatura. Por isso eu prefiro a vida real e seus desafios, é cruel, mas eu tenho a minha liberdade. E o meu cabelo não precisa passar pelo teste de qualidade. Como eu já disse é o meu cabelo, não o seu cabelo.

 

Difícil ser mulher preta nesse país

 

É difícil ser mulher preta nesse país. Estar em lugar de destaque é algo incomum. Você sempre será a louca da família, ou a vagabunda para algum homem. A gente cresce com vergonha do cabelo, tenta se encaixar nesse mundo de brancos. Sofremos rejeições e ouvimos sempre que o cabelo é duro. As bonecas são loiras de cabelos bem lisos. As princesas são brancas. Onde nos encaixamos nessa história toda?

Então muitas de nós crescemos lutando contra tudo isso. Algumas de nós dizem que não vale a pena. Para que lutar se não temos quem lute pela gente? Aí fica aquele misto de incertezas, por qual caminho seguir. Eu escolhi lutar. Talvez porque eu achei que podia. E eu posso. A sociedade oprime a mulher preta, mas somos fortes.

Às vezes a solidão bate. Porque a mulher preta nesse país sempre terá dificuldades para se relacionar. Ou ela é escolhida ou ela é excluída. Mas eu acredito que podemos superar tudo isso. Eu pretendo seguir em frente mesmo que tudo me leve a desistir.

 

Nada é perfeito

Os retratos da vida são diversos, a gente sempre vai encontrar de tudo. O mais clichê são cenários antigos em contraste com a realidade. A janela de madeira fechada com tramela deixa entrar pela fresta um ar gelado à noite. E já estamos quase na primavera, tempo de flores e paixões.

Eu não me apaixono, particularmente acho que a paixão é traiçoeira. Mas não vou desestimular quem acredite nela. Cada ser humano precisa acreditar em alguma coisa para se manter vivo, não é mesmo?  E como dizia Cássia Eller, mudaram as estações. O sol é da cor do girassol.

E o nobre poeta tenta descobrir o segredo para a felicidade. Acho que quando ele encontrar vou pedir para ele falar pra todo mundo o tal segredo.

Mas entre doses de café, a cara debruçada nos livros e papéis rabiscados ele nada descobre além de suas frustrações. Como qualquer pessoa, o poeta também se sente incompleto às vezes.

 

Amor não é contos de fada

 

Se amor é contos de fada esqueceram de me avisar. Eu nunca vi o príncipe em um cavalo branco e muito menos fui convidada para o baile da realeza. E já me falaram de amor inúmeras vezes e nada do que foi dito tinha haver com a realidade.

 Parecia mais uma filosofia barata sem sentido que bastava Rapunzel ouvir "Eu te amo" para se derreter toda e jogar as suas tranças. E esse romance deu certo porque foi escrito para dar certo, para desgosto da bruxa má a história termina em "eles viveram felizes para sempre". O que eu tenho a dizer é que a trilha sonora poderia ser um pouco mais agradável, ou um tanto bem romântica.

Mas amor não é algo que dá para se explicar em um dia. Ou viver uma vida inteira fingindo amar alguém por interesses. Às vezes o corpo fala pela gente desmascarando as mentiras, deixando clareza nas coisas. Também não dá para achar que a pessoa vai te esperar a vida inteira, amor também cansa. Sonhos morrem.

Talvez eu não terei nessa vida aquele amor real que lute por mim, mas sempre levarei comigo a certeza do amor livre que nada espera além de respeito e reciprocidade. Porque esse amor não se vende por meia dúzia de palavras soltas e seus elogios fofos.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário