quinta-feira, 2 de maio de 2019

ELA ME LEGITIMOU

Por Urda Alice Klueger (Enseada de Brito, SC)

Bem no começo, lá pelos três anos, eu queria ser cantora de rádio: vivia ensaiando para estar preparada para quando chegasse a minha vez, cantando trepada num cavalete onde meu pai serrava lenha, à guisa de palco. Desejo efêmero, no entanto. A partir da altura em que fui alfabetizada já veio, junto com a leitura, o desejo de ser escritora, que nunca mais foi embora. Aí no meio desejei ser astronauta também, durante a corrida espacial, mas esqueci completamente o assunto a partir do ginásio e das aulas de História da Professora Tereza Paiva Ribeiro: eu seria arqueóloga!!! Não dava, no entanto, e o Padre Sílvio Tronn, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, tirou isso da minha cabeça na adolescência.
                                    Quando se quer ser arqueóloga e não dá, automaticamente a gente passa a desejar estudar História. Demorou um pouco, no entanto, para realizar tal sonho. Enquanto a vida passava célere, eu a ordenava para conseguir exercer o meu ofício de escritora juntamente com um emprego de bancária, coisa que tomava a maior parte do meu tempo, mas mesmo assim os livros foram pingando na minha emoção e nas prateleiras das bibliotecas, um dois, três... Começaram a surgir os convites para palestras em escolas e outros lugares e eu passei a andar por aí e espiar as bibliotecas das escolas e das cidades, o coração disparando quando encontrava meus livros nas prateleiras. Escrevia romances históricos, claro – nascera para essas coisas de História, não havia como fugir ao meu destino! Para escrevê-los, pesquisava um bocado para aprender mais, pesquisava nas mais diversas fontes e penso que as principais sempre foram os livros de História. Até que chegou o dia em que senti que era mister fazer, de uma vez por todas, esse curso que me aprimoraria. Fi-lo um pouco tardiamente, mas mesmo agora, vinte anos depois, sei da importância dele na minha vida.
                                    Foi na FURB. Já nos primeiros dias andava frequentando a biblioteca e aprendendo a usar a informatização dela, coisa bastante nova no mundo de então, tecnologia de ponta, e é claro que comecei por espiar os meus livros. Foi botar o meu nome e veio a lista deles numa tela de computador. Creio que, nessa altura, já passavam de uma dezena, e como sempre vira por aí, estavam catalogados como Literatura Catarinense, mas... o que era aquilo no meio dos outros?  Tinha um lá catalogado como...História de Santa Catarina!!! Como, onde, por que? Tratava-se de um livro que eu escrevera sobre a grande enchente de 1983, com personagens de verdade e tendo como cenário a minha própria casa. O nome dele era “Vem, vamos remar”. Claro que corri para a prateleira onde ele estava para ver se não era equívoco, mas não era. O título da prateleira era mesmo a de História de Santa Catarina, e o meu livro estava lá!
                                    Foi ali, diante daquela prateleira da Biblioteca Universitária Professor Martinho Cardoso da Veiga, que eu me senti legitimada pelos meus caros sonhos: os da História. Mesmo agora, tanto tempo depois, posso lembrar perfeitamente da emoção e dos pulos do coração naquele momento! Viver valia a pena!

                                               Sertão da Enseada de Brito, 30 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário