quinta-feira, 1 de julho de 2021

POR QUE ENVELHECEMOS? FINAL DE CICLO, MAGIA DO REINÍCIO OU GRATIDÃO?

 

Por Edimilson Eufrásio (Americana, SP)

 

De modo geral, as pessoas  temem a chegada da velhice. A idade vai chegar um dia, não tenha dúvida, e como vai chegar para aqueles que não partirem prematuramente. A preocupação sempre é para com a saúde. Todos dizem que gostariam de envelhecer saudável e conscientemente. Todos, indistintamente, clamam por saúde.

Acontece que nem todos têm o privilégio de envelhecer saudável ou consciente de suas ações. Às vezes, a vida surpreende e inesperadamente, como num passe de mágica, a velhice chega e a pessoa não se preparou ou não está de forma como idealizou. Daí, vêm as consequências que são inevitáveis: preconceitos, indiferenças, rejeição, constrangimentos, dependências, dentre outros sentimentos nada nobres que deixam o idoso com complexo de inferioridade.

Independentemente da situação, o subconsciente de quem envelhece estará ativo e saberá de tudo o que acontece ao seu redor e, como a uma câmera de captação de imagens e sons, registrará tudo. Nessa fase, em geral, todo ser humano se auto define como a um trapo humano, encosto, objeto sem valor, uma sucata qualquer, ser desprezível, e sua consciência, no dia-a-dia, exibirá as cenas de sua existência. Virá à consciência saudade e remorso.

Saudade de tudo o que viveu, sonhos realizados, vontades divididas, desejos ardentes, paixões, viagens, restaurantes, momentos de luxo e da partida de entes queridos e consequente vazio.

Remorso por tudo aquilo que deixou de fazer, de se arrepender, de pedir perdão, de ter ajudado alguém, de ter amado, de ter dividido o pão, de ter estendido a mão a algum amigo, de ter chegado antes de um fato triste ou trágico, tentando salvar alguém, das pessoas que fez infelizes e por ter acumulado tanto ódio e vingança em seu coração.

Estar na velhice não significa ser velho, imprestável, mas, sim, que cumpriu missões e que se prepara à despedida deste plano, que serviu de leito ao descanso e aos sonhos de toda a vida. Ser velho é ser sábio, maduro, experiente; é sentir missão cumprida e que tudo valeu a pena. Todos aqueles que chegam na fase da velhice são privilegiados, sortudos pois nem todos conseguem esse prêmio. São os denominados “escolhidos”.

Agradeça se estiver entre esses “escolhidos” e procure aproveitar o máximo do crepúsculo de sua existência. Se orgulhe de seus cabelos brancos e respire o ar com humor e alegria, compartilhando os seus ensinamentos com todos quanto for possível. Lembre-se de que o mais importante de tudo que viveu, foi o prazer de servir e não de ser servido.

É evidente que nem todos chegam na velhice com lucidez e com todos os órgãos em perfeito estado. Alguns chegam inconscientes, farrapos e não mais são donos de suas vontades. Mas nada mais importa. Até para morrer ou fazer a sua passagem de um plano para outro, é preciso ter dignidade e disciplina.

Na opinião de alguns, Deus é injusto com o ser humano. Primeiro porque oferece saúde, vida, riqueza, bens materiais, paixões, iludindo com as maravilhas do mundo e, no final da vida, os expõe ao ridículo e às humilhações, cobrindo de rugas, com deficiências de órgãos, jogando à cama sem poder se movimentar, tirando sonhos e desejos e, depois, os restos mortais com destino a uma vala como se fosse material qualquer e sem importância. 

Uma senhora cansada e marcada pela vida, também emite sua opinião sobre a velhice. Segundo ela, Deus num momento final e crucial de nossas vidas, nos tira a memória para que não nos lembremos de nada do que fizemos de bem ou ruim. Essa seria uma ajuda para que a passagem seja feita de forma tranquila e pacifica no momento determinado pela Justiça Divina.

Como poeta, acredito na pluralidade de almas e planetas e que necessitamos da vida material para avançar rumo à evolução espiritual. A fase da velhice é a melhor fase da vida, na qual o ser humano faz suas reflexões e análises profundas.

É nessa fase que a consciência se depara com sentimentos os mais diversos, inclusive a saudade que inflama o coração e o peito em razão das lembranças. Certamente, é maravilhoso sentir o dever cumprido, o prazer de deixar um legado que se perpetue às futuras vidas e gerações. A velhice, ou a melhor idade, é a fase de preparação para a despedida do planeta e dos ajustes finais da existência terrena. É importante estar sempre ligados com o Universo para que, na hora determinada, sejamos acolhidos em festa por todos os mensageiros divinos ou anjos como querem e acreditam os espiritualistas.

O poeta imortal que é, transcende o imaginário, viaja nas emoções e sensações, vê a velhice como magia, algo extraordinário, obra-prima da divindade e oportunidade única de prestar contas; é fase das considerações finais, ou seja, de findar um ciclo e iniciar outro, para que a vida tenha continuidade e evolua sempre.

O mais importante de tudo nessa passagem pela vida é o respeito que se deve ter para com cada ser humano, independentemente de sua idade ou da fase em que se vive. É evidente que, cuidando dos idosos, somos gratos e retribuímos todo amor que recebemos durante nossas vidas. A gratidão enobrece o ser e o credencia para novas lutas e conquistas que virão.

Como o Universo retribui tudo o que se faz, certamente, e pela lei do retorno, quando envelhecer, todos estarão às nossas voltas e poderemos sentir o mesmo amor que um dia oferecemos. Assim, de maneira digna, poderemos fazer a passagem desta para outra vida superior! E para finalizar devemos fazer as perguntas básicas: Por que envelhecemos? Final de ciclo, magia do reinicio ou gratidão?


2 comentários:

  1. Infelizmente nem todos oferecem amor quando jovens e alguns oferecem mas nasceram no meio dos inimigos. A lei universal é justa. Velhice é barra pesada, pena que a gente só compreende quando está nela. Parabéns amigo, só quis dar um pitaco.

    ResponderExcluir
  2. Deus é perfeito. Ai está também a lei do retorno. Também ficamos resilientes.Há tempo pra tudo.

    ResponderExcluir