segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A MULHER NEGRA

Por Clarisse da Costa (mulher  negra, Biguaçu, SC)

Embora as coisas terem mudado muito nas condições de vida e o papel das mulheres em todo mundo, principalmente a partir dos anos de 1960, a mulher é desvalorizada. Em especial a mulher negra.
A Mulher Negra viva uma dupla situação marcada pela descriminação, por ser mulher numa sociedade machista e por ser negra numa sociedade racista.
       Como bem sabemos, a mulher sempre foi vista como um ser frágil e dependente do sexo masculino, persistente até os dias de hoje, sendo descriminada. Seja ela negra ou branca. Reflexo de um poderio, onde os homens sempre tiveram no poder, dominando e liderando espaços. Com isso, as mulheres se viram na obrigação de atentar para os afazeres domésticos, além de cuidados com os filhos.
No entanto, a mulher sofredora, ou a mais sofredora seja a mulher negra, marcada por um contexto histórico de exploração sexual, violência e não permissão do exercício da sua plena liberdade.
        Os anos passaram, muitas coisas mudaram e no entanto, a submissão ainda persiste e relega seu papel na sociedade a empregos desvalorizados, o número grande de prostituição e sem falar nas condições precárias de saúde e educação.
É necessário que a sociedade mude, não o mundo. Somos nós os fazedores desse país machista e racista.
     Temos que ser cientes do papel da mulher negra na sociedade.
A mulher negra com suas formas delicadas, guerreira e valente tem uma história linda e construtora desse país. Embora seja uma história marcada por anos de escravidão, machismo e racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário