terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

FABIANE BRAGA LIMA EM VERSOS E PROSAS

 Por Fabiane Braga Lima (Rio Claro, SP)

 

Apenas uma mulher

      Cheguei numa fase da vida que me sinto privilegiada.... Sabe, aquela fase, onde desatamos o que prendia nós a tantas futilidades. Faço o que gosto, sem pressa e sem precisar agradar ninguém. Porque no fim, sempre acabamos sozinhos(as).

            Como é bom acordar bem-humorada! Não, com o semblante triste, envergonhada por absorver tantos desprezos, e muitas vezes sermos chamadas de louca, ou mesmo vadia. Sinceramente, eu não me importo mais, não sou uma princesa e nem pretendo ser.

Sou apenas uma mulher, na qual quebra tabus, nada santa! Tenho paixão pela escrita de vários gêneros, posso ser pura e impura, depende do dia. Não sou de dar indiretas, sou direta. E hoje, no presente momento, posso dizer, pelo menos para mim mesma, que cresci psicologicamente.

Gosto de pessoas com os espíritos livres, mas nem sempre fui assim, me prendia muito ao passado. Hoje sou errante, não tenho destino. Hoje o vento me guia. Sofri muito no passado, mas cá entre nós, o que o passado nos reserva!?  Nada, pois passado é apenas passado. Exceto que ficam lembranças boas e ainda dói muito. E como dói! Mas a vida segue, somos instantes.

Quantas vezes eu chorei por amores passageiros. Hoje, me restou o presente, onde me enxergo uma mulher, com rugas em volta dos olhos, alguns cabelos brancos, um corpão excitado, sonhadora, e ao mesmo tempo realista.

São tempos sombrios de amores líquidos, fuja! Lute, lute muito, tenha sempre expectativa na vida, mas se coloque em primeiro lugar... Se priorize, quebre tabus, e amor-próprio sempre. Converse com o espelho e diga: — Mulher, como você é linda, tão pura e impura! Santa!? Só você pode responder...!

 

Educação fantasma

 

Escrevo, porque sinto saudade de uma época,

Onde havia uma educação,

Onde professor era mestre e tinha seu valor.

Escrevo, porque ainda tenho esperança!

Não escrevo para elevar meu ego,

Nem por vaidade, não acredito em contos de fadas,

Nem em falsas expectativas conheço meu país.

Perdemos nosso valor...

Escrevo, porque tenho esperança de um país melhor,

ou usamos a mente, ou a mente acaba conosco...!

 

 

Palavras aos ventos solares: as minhas breves prosas

 

Calma

 

            Calma, as dificuldades fazem parte do processo. E quanto mais prazeroso o resultado almejado, mais obstáculos enfrentaremos na vida. Mas aguentamos e nos seguramos firme na ideia de que tudo vai sair conforme o planejado, mas muitas das vezes não vai.

Que tudo vai fluir perfeitamente, sem deslizes, mas realmente não será sempre assim. Mas não são estes contratempos que farão com que esse objetivo perca sua graça, sabe por quê?

Simplesmente pelo fato de que são as fases mais difíceis que aumentam a glória de uma vitória, que geralmente é reconhecida quando os olhos se enchem de brilho, a boca fechada dá espaço aos dentes de um sorriso aberto, seguido pela frase "eu consegui".

E se você hoje busca aprender um pouco de filosofia e aplicá-la em seu dia a dia, você entenderá que nossos esforços são mais do que necessários, mas é o tempo que finalizará a obra.

Então calma, a dificuldade faz parte do processo, sempre te amei... Sempre te amei, mas nunca consegui te encontrar, mesmo procurando. De longe teu cheiro impregnava-me. Em teus beijos, teu corpo, enlouquecia-me, sem ao menos tocá-lo.

            Cética, sempre fugia, mas fiz de ti minha a poesia. E, a cada dia que se passava, perdia-me, num infinito labirinto, cheio de sonhos indizíveis. Não satisfeita de apenas sentir... Tudo se fez dor. Após anos, cresci e amadureci.

Hoje, em silêncio, consegui traduzir: “O amor é como vento, não posso vê-lo, mas posso sentir”.

 

 

ESPERANÇA

Esperança de dias melhores, foi o que me fez prosseguir. Esperança de continuar, mesmo sozinha, mesmo com o mar em fúria.

Ah! Com tenho esperança de acordar e poder sorrir, mesmo em tempos cólera, onde muitos perderão a motivação. Mas ainda vejo razão de sair da escuridão.

Acreditar, sempre me faz sempre prosseguir, mesmo quando muitos me disseram não, dei voz a minha paixão pela escrita.  Com o coração, muitas das vezes machucado, por tantas e tantas traições eu costurei-o. Mas nunca desisti, apenas moldei a dor, transformando- a em amor...!

 

 

Valorize- se

Quando aprendemos a nos valorizar…. Fazemos de nossa companhia, nossa própria prioridade, e isso ótimo. Tudo se torna mais leve, sem bagagens pesadas… passamos a sentir orgulho de nós mesmos, dia a dia. Experimente olhar no espelho e dizer: — “Eu tenho orgulho do que sou hoje”. Vivemos em época de liquefeita.

Valorize- se!

 

 

Atemporal....

De repente, calada ouvia ecos, ecos e mais nada. E eu, que sou tão barulhenta, pareço um moribundo amedrontado... Posso notar pela retina dos meus olhos, que estão dilatadas.

Cesso a vontade de gritar, rasgar a alma, mas não me entrego, não, não é orgulho, é meu inconsciente dizendo: — Prossiga. A esperança há de surgir, persisto, lúcida ou não, atemporal...!

 

Nosso grito

Mesmo com o coração machucado, escrevo, escrevo porque preciso nutrir minh’alma. Aliás, se eu não mostrar um pouco do que eu sei sobre literatura, o que será dos meus filhos e netos!? É o nosso mundo, nosso alimento pr’a alma, é o nosso grito…!

______Nosso grito

 

Um anjo em meio ao caos....

 

A garota olhou aquele senhor tristonho, sentado numa praça. Estava longe, mas arriscou, notou seus olhos já cansados, sem vida... A garota audaciosa, logo chegou e o perguntou:

— Por que chora senhor?

— Não, eu não estou chorando….

Então ele pegou seu braço, e começou a dançar, logo depois ele sorriu!

Dançam na chuva, sem se importar com o caos. A felicidade nos olhos daquele senhor, brilhou novamente.

E a criança perdida voltou, mas quando abriu os olhos, não a viu a criança havia sumido… Tempos depois, descobriu que o inevitável era um Anjo. No qual fez despertar a criança escondida durante anos dentro de si, e assim lacrimejou de felicidade...!  "Era um anjo"

 

 

A mais bela poesia

 

Páginas minha escrita sem nexo, hoje gritam

Há uma certa repetição de palavras

Poemas incoerentes, sem lucidez...

Palavras aglomeradas, infindas e rimadas.

Leio um livro, talvez tenha inspiração

Mas, a saudade me faz companhia

Sempre presente, me faz melancólica

Onde se esconde...!? Não lhe vejo!

Leal e afável. De repente me deixou...

Palavras belas, tua essência incógnita 

Formoso, não sei!  Vasto de encanto...

Tento te decifra, mas não consigo, não lhe ouço

Preciso recomeçar, viver. Largo tua mão!

Cativou-me, seremos a mais bela de todas as poesias...

 

2 comentários: