terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

IDENTIDADE ROUBADA

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

 

Minha avó Clementina, filha de escravos, sabia a bíblia toda, podia perguntar para ela qualquer trecho que ela saberia dizer. Mesmo não sabendo ler ela tinha esse conhecimento. Herança da escravidão.

No período escravocrata as negras e os negros tinham a sua identidade e cultura religiosa roubadas. Os negros e as negras pela igreja católica eram obrigados abandonar tudo aquilo que acreditavam. Boa parte da igreja católica naquele período era a favor da escravidão de africanos como uma necessidade para o crescimento do Brasil e também a evangelização.

Mas a igreja católica, também tinha a prática da assimilação da consciência escrava dos negros e negras, o seu objetivo era fazer com que eles aceitassem a situação forçosa pelo seu senhor. Obedecer era a palavra-chave, ou seja, fazendo dos escravos e escravas cristãos e cristãs para exercerem a liberdade de obediência.

Uma das maiores crueldades da opressão foi o roubo da identidade própria dos escravizados. O povo negro tem a sua identidade roubada por séculos de escravidão. Por consequência muitos negros e negras perderam as ruas raízes, as suas origens e não se identificam como negros.

 

Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário