terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

FRAGMENTOS DE UM DIÁRIO

 Por Fabiane Braga Lima (Rio Claro, SP)


Batom vermelho....

 

As horas passam devagar, não vejo a hora de chegar à madrugada, existe um silêncio excitante na madrugada.  Na madrugada que me sinto graciosa, me olho no espelho, pode até soar estranho, mas passo um batom vermelho, e me sinto bem......

Renovo-me, sou outra pessoa, alegre e grata por estar bem comigo mesma! Leio meu livro, mas de repente, ouço vozes que saem do meu inconsciente. Tenho a mente acelerada, geralmente ando em círculos... Logo depois, aquieto-me!

Cansei de ler e escrever mentira... Às vezes eu penso: — “Se todos nós tivéssemos chance, aliás tempo para ler e escrever, nosso país seria bem diferente, não haveria tanta ganância e mentira.

Se todos nós tivéssemos chance de conhecer a história da vida da mulher negra e periférica a escritora Carolina Maria de Jesus, existiria mais valor nos estudos. Silencio-me, vou retocar meu batom vermelho! Logo depois, quero ler “Quarto de Despejo” de Carolina de Jesus, livro que recomendo.

 

Sinto saudade

         Partiu e me deixou sozinha, com meus demônios. Hoje, procuro os teus rastros, seu cheiro que impregna, mas não te acho. Encontro-me no escuro com minhas mãos suadas de medo, meu riso falso, nesta melancolia indesejada. E, eu sei, gritar de nada me adiantara, é melhor assim.

          Mas o meu corpo, ainda senti o calor do teu corpo, entrelaçou junto ao teu, despiu minh’alma, tatuou-me. Estou no escuro, não te vejo, e os dias parecem noites, pesadelos e constantes. Deixarei a minha porta aberta e se um dia quiseres voltar…. Talvez, o nosso destino será outro, e se não for, se lembre a saudade vai me cegar de tanto: — Amor! Deixarei a porta aberta.

 

Pássaros engaiolados

 

Repugnante todos os homens que prendem pássaros. Repugnante, pois não conhecem o que é liberdade e o que é ser livre, são sozinhos e continuaram presos gravemente servos de uma sociedade racista, xenofóbica e opressora.

Esqueceram das suas crianças interiores, feridos por uma sociedade mesquinha, complexa e por um ensino sem nenhum conteúdo, nos quais são vítimas. Filhos de pais geralmente rígidos, para não se dizer indolentes, tornam- se cada vez mais inertes com baixa estima, com mentes travadas, sem nenhuma possibilidade de se adaptar a uma sociedade digna.

E é aí que mora o perigo, engaiolados, sem nenhuma leitura de conteúdo, aprendem a odiar o próximo, e isso passa de geração a geração. Pássaros sem liberdade, servos da maldade, feridos, sem asas que lentamente padecem. Há quem diga que o perigo é da sociedade, da escola e do professor infelizmente... Pássaros engaiolados, e mentes aniquiladas.

 

 

Fabiane Braga Lima é poetisa em Rio Claro, SP.

Contato: bragalimafabiane@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário