terça-feira, 1 de março de 2022

OS OLHOS BEM CANSADOS

 Por Fabiane Braga Lima (SP) e Samuel da Costa (SC)


Levantei-me cedo bem cedo naquele dia de sol, fui ao supermercado como de costume. Chegando ao portão da minha casa, fiquei assustada, havia uma senhora idosa, que pela aparência tinha uns oitenta anos. Ela gritava, estava clamando por socorro, ela estava escorada no meu portão. Logo depois, chegou uma jovem mulher, a caminho da meia idade. Eu calculei que fosse a filha da senhora em prantos. Então, não pensei duas vezes, fui em socorro, colocou-a de pé, a conduzi para dentro da casa dela, que era vizinha da minha. A jovem, sem nada dizer, acompanhava a cena que se desenrolava, ela tinha a cara fechada. Um silêncio constrangedor pairou no ar àquela hora, pois eu não conhecia bem as minhas vizinhas. Simplesmente ajudei a senhora idosa a entrar em casa dela. Notei que não havia sinais aparentes de agressões físicas na senhora, somente um desespero nos olhos cansados da mulher de idade avançada. Ela estava bem trajada, de unhas feitas, cabelo arrumado e com bons sapatos nos pés, parecia uma professora universitária aposentada. A cena se passou como um breve pesadelo cruel e sem sentido, e eu simplesmente despertei e voltei para a minha rotina diária.

Um outro dia encontrei, muito bem arrumada e pronta para ganhar as ruas, a filha da senhora idosa. Inquieta, como sempre, saia de casa às pressas sem olhar para trás. Passo por mim sem me cumprimentar, nem um bom dia sequer. Mas na janela olhando para a rua, lá estava ela, aquela senhora idosa. Ela gritava com os olhos, suplicava por socorro mais uma vez.

Então, não resisti de novo e fui até lá. A senhora idosa tinha saído de casa e vagava trôpega pelo jardim. Coloquei-a dentro de minha casa, parecia estar faminta. Servi-lhe chá com biscoitos, estava de fato muito faminta. Notei que ela não estava bem de saúde, tinha um olhar sofrido, mas estava lúcida o suficiente para conversar comigo.

Algo mexeu comigo naquela hora e perguntei por que ela chorando! Ela não me respondeu, ela estava com medo. As lágrimas rolavam em profusão pelos olhos da senhora idosa. Era óbvio que ela estava sofrendo maus tratos. Indignada fui até a casa da idosa investigar melhor. Olhei para o quarto no qual ela dormia. Era sujo, na geladeira e na despensa não havia comida alguma. E, calculei que a filha da senhora idosa estava roubando os rendimentos da senhora idosa.

Não me calei! Dei parte na polícia e chamei a assistência social. Aquela senhora de oitenta anos sofria mesmo maus tratos.

Depois que a minha história cruzou com a senhora idosa, eu cheguei a uma conclusão: — Os pais dão mesmo a vida pelo filho. Envelhecer é digno! Mas nem todos valorizam, tanta sabedoria...!

Denunciem! Não deixem maltratar nossos idosos, eles são nossa maior fonte de sabedoria!

 

Fabiane Braga Lima: texto, enredo e argumento

Contato: bragalimafabiane@gmail.com

Samuel da Costa: texto e revisão

Contato: samueldeitajai@yahoo.com.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário