Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)
O
Muro de Berlim foi o marco histórico do mundo. A sua queda trouxe certa
liberdade. E por que mencionei este fato? De certa forma no Brasil temos o
nosso muro, ou melhor, dizendo muros.
Vivemos no país dos muros impostos pela sociedade e os governantes. E
muitos desses muros encontramos na vida da mulher negra. Dúvidas, medo,
ansiedade, estereótipos… É normal na vida da mulher negra ter dúvidas sobre si mesma. A própria sociedade em que ela vive dá há ela
essa dúvida quando lhe coloca estereótipos. Pelo que parece não somos normais.
Com tudo isso, somamos no nosso histórico o racismo, o machismo e a
solidão.
Como já falei muito do racismo e do
machismo não vou entrar em questão nesse assunto. O papo agora é a solidão da
mulher negra. E tudo começa com o pós-escravidão e a sociedade e seus
estereótipos. Primeiro que crescemos com a idéia do cabelo ruim, duro. E até
que vejamos o contrário chegamos a fase adulta.
A
solidão é a somática das coisas sofridas por nós que vão se acumulando. Coisas
que vem de décadas. A começar na infância. Quantas de nós viviam cercadas de
amigos ainda mais de outras raças? Digo isso em escolas ou nos porquinhos das
praças. E você nunca se perguntou por quê? Somos aquilo que a sociedade nos vê.
O sistema sociedade desumaniza a mulher negra e ela é tida como um ser não
digno de ser amado. A questão da cor da pele é muito mais além. E parando para
pensar nós mulheres vivemos muitas vezes sem termos a noção das coisas como
propriamente dita.
Lembrando
da minha infância me vejo ao lado da minha irmã enquanto ela tenta fincar a
vontade com seus amigos. Eu apenas uma criança de sete anos e ela uma
adolescente. Ela me dizia para eu ir brincar com os meus amigos, mas na minha
mente só vinha uma única questão: Mas que Amigos? Onde estão? Não havia. Eram
apenas retratos do meu imaginário. E esses retratos gritavam em coro “macaca”,
outros diziam “vai pentear o cabelo macaca”...
E
a minha única reação era ficar brava. Cheguei num ponto em que tudo que eu
fazia nada resolvia. Então passei a aceitar e me acostumar com os fatos. No
entanto fui ter ciência de tudo na fase adulta. Outras mulheres enfrentam essa
solidão quando sofrem o abandono da família. Ser excluído pela sociedade dói
menos que ser excluído pela própria família. É nela que buscamos o nosso porto
seguro.
Há
também aquelas que sofrem a solidão depois que engravidam. Nesse caso pode
acontecer de duas formas, a falta de
atenção do companheiro ou o abandono dele. Com o abandono a responsabilidade
aumenta e a mulher se sente frágil. Porém com o passar do tempo as obrigações
fazem dela uma mulher rígida e a fazem esquecer-se de si cuidando somente dos
filhos e de sua família.
Como
vemos a solidão na vida da mulher negra pode surgir de várias formas. Um dos
fatores mais presentes na solidão é o isolamento social. Este pode se encontrar
nas pessoas idosas, nas pessoas de pouca
mobilidade ou moradores de ruas. Mas claro que isso pode se estender a outros
grupos de pessoas.
No
grupo de mulheres negras a socialização acontece tardiamente fazendo com que
esta mulher se isole. Diversos fatores dão para ela essa condição, a começar
pela sociedade. A sociedade estabelece que nós negras não sejamos o padrão e
nos dá a condição de objeto sexual. E no carnaval a passista, a mulata… É fato,
o processo histórico rejeita a mulher negra. Não se trata de ter alguém na sua
vida. A solidão de nós mulheres não se resume a isso.
Não
era intenção minha falar… Mas isso que nos acontece é fruto do racismo. O racismo, para quem não sabe é o sistema de
opressão. Com esse processo temos que enfrentar o olhar estético da sociedade
brasileira. Num todo o olhar estético é branco. O que explica um pouco a
dificuldade da mulher negra de se relacionar com homens. Para o conservadorismo
as raças têm que ficar com os seus. Aí entramos no contexto amoroso entre
casais negros, outro assunto a se falar.
Pelo
percebido as diversidades não combinam com a estética desse país. Todo esse
processo traz a à tona o trabalho escravo e é a exclusão da mulher pela família.
Muitas mulheres negras são tratadas como inferiores. Temos como exemplo a
personagem Maria (Maria não é o seu nome real).
Maria
tinha o pai alcoólatra e a mãe acomodada com toda situação. Além disse tinha os
seus irmãos mais velhos que não colaboravam com as despesas da casa. Ela com o
seu pensamento maduro, queria crescer na
vida, evoluir e se estruturar. Mas não tinha o apoio da família. Seu maior
sonho era ser advogada, o que por conseqüência da vida e a falta de apoio
levou-a para outro caminho.
Sua
mãe achava melhor ela trabalhar para sustentar a família do que estudar já
que seus irmãos não faziam isso. Por
estudar a mãe a chamava de vagabunda. O que era muito difícil para ela. Ter
amor por quem não te dá apoio e ainda te considera uma vagabunda. Então ela
buscou conciliar o seu estudo com o seu trabalho. Uma vida nada fácil, mas
necessária.
Sei
Seu sonho foi adiado por um curso barato de enfermagem, o técnico. Apesar de
ver a filha no bom caminho, estudando a mãe na abriu mão da filha contribuir
financeiramente em casa. O que
poderia ser diferente essa situação, pois sua família tem terras sem uso. Com a
venda dessas terras poderiam todos estar em condições de vida melhores.
Inclusive com esse dinheiro a mãe poderia ajudar a filha a realizar o seu
sonho.
E
fica a questão: quantas de nós mulheres negras não recebem o apoio da família?
Outra questão que vem a tona e sem
maior apoio é o relacionamento inter-racial. Um assunto o tanto complexo. Entro
nesse assunto porque tenho visto falarem muito sobre Relacionamento
Inter-racial. E sempre fazem a pergunta: O que você acha sobre Relacionamento
Inter-racial?
Eu
não acho nada. Amor vem de todas as formas. Mas a discussão é válida quando se
vive num país onde o preconceito é em grande número. Em qualquer relacionamento
o que a gente pode encontrar é amor. E se é amor de verdade o que vale é isto,
amar. Amor não tem rosto, cor, raça e nem escolha sexual. Reafirmo se existe
amor de verdade o que vale é isto, amar.
Claro
que para a estética do mundo o ideal seria negros com negras e brancos com
brancos. Somos uma sociedade avessa ao novo, ao real e verdadeiro. Eu vim de um
tempo em que os pais diziam: - Tem certeza minha filha? É isso que você quer?
Ele é branco. Vocês vão sofrer tantos preconceitos. A comunidade vai ser contra
ambos. E seus filhos vão se questionar com relação a sua cor.
E
por isso, pelo lado racional sem o estigma do amor, até mesmo porque em
relacionamentos, homem e mulher, o amor não é mágico, têm seus conflitos. E o
que acontece lá fora também acontece entre casais. O relacionamento
inter-racial é de certa forma um desafio. Ele carrega com sigo diversas
questões que a sociedade se vê no direito de obter as respostas.
Pois
para muitos o branqueamento não é moda é norma. Não é o fato de ser bonito ou
não, de ter posses ou não, tem haver com raça. Mesmo sabendo que biologicamente
raça não existe o racismo perdura e domina as relações e a sociedade.
Na
verdade o racismo estrutura os dois. De modo que ser diplomado, lindo,
estruturado, desejável, com cargo maior e importante é ser branco. No entanto,
mesmo que passe suas dificuldades na vida não deixará de ser o padrão ideal
para a humanidade. Tanto que nos estudos e estatísticas o branco não está nas
relações. O parâmetro é sempre abordado pelo aspecto da população negra. O
casal "café com leite", assim visto por muitos é uma contradição de
tudo aquilo que a sociedade ver como padrão ideal.
A
imagem do negro ao lado de uma branca é algo bastante comum e é até aceitável
para alguns. Mas quando a imagem é de uma negra ao lado de um branco este
cenário é visto como algo não normal para a sociedade e tão pouco aceito pela
família. A mulher negra é questionada de todas as formas como se cometesse o
maior erro para a sua vida, sua família e a humanidade.
E
o que define o ser humano é o caráter. Nessa relação podemos encontrar a sua
solidão. Ela é isolada, cobrada pelo companheiro e sua família. O amor não está
à cima de tudo. O preconceito chega anular aquilo que os uniu. E fica guardada
com ela a seguinte questão: - Era realmente amor? A Mulher Negra muitas vezes
segue o seu caminho sem respostas e os desafios são tantos.
Os
tempos são outros sim. Cada vez mais vemos grandes transformações desde a luta
da mulher pelo seu espaço e direitos perante a sociedade. O trabalho fora de
casa deu para a mulher a sua independência, seja ela financeiramente ou de
escolhas. Com isso houve um ganho de direitos e deveres. Mas algumas coisas
continuam similares às do século passado.
Limpar
a casa, fazer o almoço, lavar roupas, cuidar dos filhos e do marido ainda fazem
parte da vida da mulher. Em compensação lavar a roupa nos dias de hoje é mais
fácil do que fora antigamente. Hoje a mulher tem a máquina de lavar. Em outros
tempos a mulher se sujeitava a lavar roupas nos rios e riachos. Neste tempo o
seu grande desafio era arrumar um marido para se casar.
A
mulher nem pensava em dividir espaço com o homem no setor de trabalho. Nos dias
atuais, fora do casamento mulheres e homens são vistos como rivais. O simples
fato de o homem ser considerado o macho alfa, forte e com uma grande
capacidade, e a mulher ser considerada a frágil pela sociedade faz com que seja
desvalorizada. Perante a sociedade enfrenta as desigualdades. Sua luta por
direitos iguais tem sido seu maior desafio.
Obviamente
que cada mulher tem o seu desafio a ser ultrapassado. Já dizia Micaela Waissy:
Ultrapasso os meus limites. Em outrora noite disse-me: O desafio é o meu melhor
amigo. Digamos que o desafio para a mulher é a sua vitamina diária. A
independência feminina e o seu crescimento profissional fazem com que a mulher
busque muito mais do que já pensou em ter.
Na
década de XX a mulher se quer podia pensar em alguma coisa que não fosse cuidar
da casa, ou do seu marido e filhos. Vista como frágil era considerada incapaz
de assumir responsabilidades. Com a primeira guerra mundial a mulher se rende
ao mundo do trabalho assalariado. Com isso a mulher foi ganhando independência
econômica o que a levou lutar pelos mesmos direitos dos homens.
Mas
o desafio da mulher negra é em grande número maior que os da mulher branca.
Como em outrora havia escrito, a mulher negra vive uma dupla situação marcada
pela descriminação por ser mulher numa sociedade machista e por ser negra numa
sociedade racista.
O
fato de ser mulher e negra trouxe para ela uma condição cruel, uma parcela da
população brasileira que conseguiu se inserir na sociedade mesmo após a
abolição. Embora as mulheres em geral sofram pela opressão de uma sociedade
machista a mulher negra paga o maior preço com o estereótipo de objeto sexual e
empregada doméstica.
No
período da escravidão o seu papel principal esteve ligado aos afazeres
domésticos e à questão sexual. Após a abolição a primeira solução que teve para
se inserir na sociedade foi adentrar no mercado de trabalho. Mas a sua
independência adquirida após a liberdade foi justamente na realização dos
trabalhos domésticos, principalmente nas grandes cidades. O que a manteve numa
das condições em que a escravidão tinha a submetido, o trabalho doméstico na
casa dos senhores de elite. Embora as dificuldades nos dias atuais sejam
grandes a mulher negra se mantém de pé.
Como
tantas mulheres, sem distinção de raças, ela vive seus desafios sempre buscando
o melhor para ela, mesmo que no seu tempo, pouco a pouco. Não sei se eu me
incluo como essa mulher, mas não há exemplo melhor que Micaela Waissy.
Cadeirante enfrenta as dificuldades da mobilidade na cidade de Matola em
Moçambique. Artesã por amar essa arte e poetisa nata além de modista, enfrenta
os desafios diários com um largo sorriso no rosto desafiando seus próprios
limites. Disse-me no madrugar de Moçambique, enquanto aqui no Brasil a noite
mal começava que cada obstáculo é um desafio. E deixou bem claro que faz dele o
seu melhor amigo.
A
negra não foge da luta. Em outrora noite em um descontraído papo me relatou sua
próxima jornada, estagiar em outra cidade. Micaela terá que pegar dois carros e
sozinha, para enfim fazer esse estágio. Senti no tom de suas palavras uma
preocupação. Mas devo ter me enganado, pois me pronunciou: - Não é fazer é como
fazer. E deixou bem claro que vai dar um jeito.
Também
me relatou que ao pegar condição para se locomover ouviu diversas vezes os
motoristas dizerem que não a pegariam. A razão seria que isso levaria tempo
para carregá-la. Ou seja, uma porta fechada para uma mulher negra, cadeirante.
Mas uma mulher à frente do seu tempo como tantas outras lutando pelo seu
espaço, quebrando desafios e se impondo como mulher diante de uma sociedade
omissa, cruel e machista, e em grande número racista. Micaela Waissy um espelho
para outras mulheres cadeirantes como muitas vezes me disse é a mulher que o
mundo despreza.
Eu
poderia ser sutil e dizer ‘’a mulher que o mundo ignora’’, mas estaria mentido
assim como outras pessoas de raças diferentes que acreditam que o racismo não
existe e que embora o negro viva na sociedade não é desvalorizado no mercado de
trabalho e que a mulher apesar de viver em meio ao machismo tem o seu direito
garantido. O grande ensinamento para
todos se chama Micaela Rufino Adriano, conhecida por todos como Micaela Waissy,
pequena na sua estatura e grandiosa como mulher.
Não
esqueço quando certo dia nós conversávamos pela madrugada. Perguntei para ela o
que seria Micaela artesã e negra, e ela sem demasia me respondeu: - É ser o
espelho para outras mulheres cadeirante. Mulheres
que vivem também a solidão. A falta de mobilidade afasta o deficiente do
convívio social. Com isso traz para a mulher a falta de amigos, de incentivo
tanto familiar como dos governantes.
Isolado
do mundo o deficiente não vê motivos para se ter expectativas em sua vida. O
que é ser mulher nos dias de hoje? O feminismo negro traz a mulher negra como a
que mais sofre neste Brasil e quando se trata de solidão a mulher negra fica em
destaque e pouco se é falado da solidão do homem negro.
Mas
há razões fortes para isso. Pois se tratando da solidão pelo lado emocional o
homem negro não é sozinho e nem tem o que se queixar. E eu posso afirmar isso
fielmente levando em conta as minhas convicções. Convivo com um senhor de 70
anos de idade, de um período onde o militarismo comandou o Brasil, de um
período onde ele sempre foi o empregado e tinha que comer restos de comida, mas
nunca esteve sozinho, pois sabia lidar com tudo.
E
quando se casou na maior parte de sua vida ficou dependente de sua mulher e
filhas, não financeiramente, mas nos afazeres domésticos. Ele chegava a sua
casa a mesa estava posta e a janta pronta. Em se tratando de solidão eu posso
dizer que ele tem medo de ficar sozinho e como qualquer homem não irá
demonstrar.
Certa
vez fiquei fora de casa por três dias com ele tendo ciência de onde eu estava e
o que eu como sua filha fazia entrou em desespero no terceiro dia. Super
proteção? Ou medo? Então afirmo que pelo lado emocional o homem negro não vive
essa tal de solidão. Esse fator solidão infelizmente pertence à mulher negra.
Eu
mesma que defendo muito as mulheres negras estou a falar sobre a solidão da
mesma. Mas agora com a mente mais esclarecida percebo que esse assunto não é
bem aceito pelo homem negro. Não sei se entra em questão o machismo, pois
muitos negros homens carregam com sigo essa herança arcaica de uma educação
antiquada praticada pelos seus pais e toda sociedade brasileira.
Tanto
homem negro como a mulher negra são em sua maioria excluídos pela sociedade. E
ambos vivem de formas distintas suas dores. O assunto é complexo, divergente e
ver Clarisse da Costa falando sobre o homem nessa questão ‘’solidão’’ pode
parecer um tanto contraditório. Mas vou desde já deixar bem claro que como
pessoa eu estou aí para aprender e evoluir. Esse é o processo diário que todo
ser humano tende a passar. E se faz necessário isto.
É
interessante uma mulher negra falar sobre o tal mito da solidão do homem negro.
O homem negro insiste afirmar que vive essa solidão, o que não deixa de ser a
sua verdade. Nós mulheres não vivemos a sua vida e nem eles vivem a nossa vida.
Mas
voltando afirmar... Do ponto de vista emocional, em se tratando de
relacionamento o homem não é sozinho. Porém, levando o contexto pelo lado
social o homem é sozinho, mas aí acho que a palavra certa não é a solidão e sim
a ‘’exclusão’’. A cor da sua pele sempre pesará na balança e ele sempre vai
está na mira do alvo. O pobre, preto e vagabundo!
Então
vamos mudar a palavra e usar o termo correto, a exclusão. O ponto de vista que eu acho que cabe falar
sim dentro do ‘Nagô das Negras’’. Abordar isso no Nagô das Negras não é uma
ofensa, é uma ousadia de minha parte, pois também defendo a população negra num
todo sem distinção com o projeto Movimento Nação Negra Lusofonia.
Eu
sempre tive uma única opinião formada sobre o sexo masculino, até mesmo porque
nunca tive uma relação boa com o homem em todas as áreas sentimentais. Houve um
período longo da minha vida que eu não era respeitada por um homem sequer,
tanto o negro como o branco, e falar sobre esse assunto de certa forma quebro
uma barreira entre nós. Eu sou
feminista por defender as mulheres, mas não concordo com o movimento feminista
e suas regras e o jeito de levarem cada situação. Não tenho movimento algum,
nem partido sequer, o meu idealismo não cabe em sistema algum.
O
homem negro passa também sim por muitas dificuldades. São muitos fatores que
contribuem para isso. Mas parando para pensar nem deveríamos falar da solidão
do homem negro, solidão da mulher negra, pois isso de fato é a exclusão de
ambas as partes pela sociedade. E como nós mulheres bem presenciamos o homem
negro nunca está só. É um erro afirmar isso? Talvez. Até mesmo porque eu não
sou homem e não sei o que se passa no seu dia a dia, assim como você que está
lendo esse artigo também não.
Agora
vou fundo no tema, mas antes eu quero deixar bem claro que não cabe aqui
discutir quem sofre mais, até mesmo porque isso não ajuda em nada a população
negra em ambas as partes. E bem sabemos que a mulher negra sempre vai ser
julgada e criticada pela sociedade e alguns homens negros. Em porcentagem posso
dizer que 99%. O homem negro
discorda totalmente com ralação ao assunto ‘’solidão da mulher negra’’. Na
visão de um homem o feminismo negro colocou a mulher negra no pedestal como a
mais sofrida. Para ele não passa de uma piada. O que me entristece. Luto pela
população negra e vejo homens negros contra a mulher negra.
Homem
negro é preso sim. Homem negro é morto sim. Homem negro é visto como vagabundo
e tudo mais sim. Homem negro vive nas mazelas das ruas sim. De tudo acontece
com o homem negro, mas isso não é solidão é exclusão dos nossos governantes e
toda a sociedade. A mulher negra sempre fica abaixo do homem em todos os
setores e quando é colocada no topo da pirâmide da dura realidade do Brasil,
muitos homens negros se sentem ofendidos.
Eu
durante muito tempo recebi relatos de mulheres negras sobre suas vidas e o que
foram acometidos a elas. ‘’Aninha’’ segurou o marido desempregado durante muito
tempo e hoje, sozinha, cuida de tudo sem apoio algum de pessoas. ‘’Silvinha’’
cuidou de suas filhas sozinha enquanto o marido gastava a renda familiar
tomando cachaça no bar da esquina, e com apenas um cruzeiro na época tinha que
dar um jeito de conseguir comida para suas filhas com o pouco que tinha.
‘’Catarina’’ no seu primeiro emprego, em um supermercado é colocada como
auxiliar de limpeza ganhando salário muito baixo tendo que trabalhar 5 horas
por dia.
Ela
perguntou para a sua chefa se não tinha cargo de caixa, a chefa disse que não
havia vaga. Uma semana depois contrataram uma garota branca para trabalhar no
caixa. Trabalhando um mês neste local sem carteira assinada não tinha direito
nem a uma xícara de café. Um pão sequer que ela pegasse na padaria do
supermercado ela tinha que pagar por aquilo.
Continuando
com a personagem Catarina, entramos no mundo das domésticas. Como domésticas
ganhava menos que meio salário. E com a rotina chata de trabalho tinha que ter
forças suficientes para chegar a casa e enfrentar os desafios familiares. Seu
pai um alcoólatra, sua mãe acomodada e seus irmãos mais velhos ficavam naquela
casa sem fazerem alguma coisa. Tudo ficava para ela fazer. Praticamente ela era
uma escrava de sua família. Para todos, ela não passava de uma vagabunda, isso
porque queria estudar e crescer na vida.
-
"Não tenho filhos, mas meu pai era alcoólatra minha mãe acomodada e meus
irmãos mais velhos não ajudavam então eles achavam que era melhor eu trabalhar
do que estudar e me chamavam de vagabunda por querer estudar. E por esse motivo
não era fácil arrumar um trabalho que conciliasse com os estudos. Então o sonho
ficou para trás, com isso não pode fazer a faculdade de Direito. Tive que fazer
técnico de enfermagem que era mais barato e rápido já que mesmo eu pagando o
curso técnico minha mãe nunca abriu mão de todo mês eu ter que contribuir com
as despesas de casa. Detalhe os meus pais
têm terras que não são utilizadas, ou seja, estão lá paradas. Elas poderiam ser
vendidas e o dinheiro usado para a ajuda de custo da minha faculdade até eu
conseguir um financiamento estudantil”. - Disse Catarina ao me falar de sua
vida. Humilhação, a falta de apoio... Isso sim é o exemplo da solidão da mulher
negra.
A mulher negra sempre vai está marcada. A
começar na escola, sem representatividade alguma. Na literatura eram nos
apresentados poetas brancos. Machado de Assis estava entre estes poetas como
branco e não como negro que era. Eu mesma não conheci uma poetisa negra, fui
conhecer agora aos meus 37 para 38 anos de idade ao fazer uma de minhas
pesquisas. Dantes a única mulher que me representava enquanto mulher era
Clarice Lispector.
Até
na literatura a mulher fica em segundo plano. Eu escrevo o livro Nagô das
Negras sem expectativas de publicá-lo. A mulher tem chances no Brasil? Tudo isso que vos falo é fruto conseqüente do
racismo e da criação machista enraizada nesse país. Para quem não sente na pele
o racismo parece suave. Para quem não sente na pele o machismo parece suave.
E
para o homem, devido a sua criação arcaica a mulher sempre será menos
importante que ele. Então qualquer fato em relação a ela e estatísticas sempre
será uma ofensa para o homem negro. Reafirmo. Não cabe aqui discutir quem sofre
mais, se o homem ou a mulher negra, mas sim lutar para que a população negra
saia dessa exclusão imposta pela sociedade.
Clarisse da Costa é cronista e
poetisa em Biguaçu, SC.
Contato:clarissedacosta81@gmail.com
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