segunda-feira, 1 de julho de 2019

O BRASIL MOSTRA A SUA CARA


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            Até 1983 o futebol feminino não existia. A realidade da mulher era de submissão e uma vida à sombra do homem. Com relação à direitos, igualdade e respeito a mulher fica em segundo plano.  Mas isso não acontece só no Brasil como no mundo todo. O que mais ocorre é o preconceito e o machismo. Ao poucos algumas coisas vão mudando. O futebol feminino é uma realidade agora. Mas tem coisas que não mudam. E como sempre o povo brasileiro mostra o seu lado preconceituoso.                         
            Tivemos o jogo Brasil e França no dia 23 de junho de 2019 e tudo que o povo tinha para falar é sobre o cabelo da zagueira número 3 da França. Mas é preciso ressaltar e aplaudir a força feminina dessa jogadora. Ela que virou piada no Brasil por causa de sua aparência capilar é a terceira jogadora bem mais paga do mundo.                         
            A jovem jogadora nasceu numa pequena ilha no Caribe, que geograficamente é classificado como fim do mundo. Ela tem uma linda história de luta e sucesso.
            Aos 28 anos de idade, Wendie Renard venceu 11 campeonatos franceses e 4 Champions League.  E para surpresa de todos ela foi uma das dez indicadas a melhor do mundo este ano ao lado de Marta.  Só nessa copa de futebol feminino ela fez três gols. Ela já está sendo comparada com o Van Dijk pela técnica, agilidade e postura dentro de campo.
            Infelizmente o preconceito no Brasil é mais forte e o que ela representa como mulher e como pessoa os preconceituosos de plantão deixam para trás. Eles estão mais preocupados com a aparência da jogadora do que com a capacidade, agilidade e coragem que ela joga. Será isso recalque?  Porque a mulher é um dos maiores nomes do futebol feminino!                                                        
            O povo precisa passar por muitas e muitas vidas para evoluir. O seu preconceito passa longe da evolução humana. Pra ser como Wendie Renard e vencer na vida é preciso muito mais que um cabelo perfeito, tem que ser muito mais mulher.

Clarisse Da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu, SC, e membro do Movimento  Nação Negra Lusofonia.
Contato: clarissedacosta81@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário