segunda-feira, 1 de julho de 2019

BIOGRAFIA: ANTONIETA DE BARROS


  Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)                                         

            Mulheres que deram certo resistiram historicamente são espelhos para outras mulheres. Representam a possibilidade de um futuro melhor. Quisera eu uma cidade onde todas as mulheres negas possam respirar tranquilamente. Mas infelizmente com tantas conquistas mesmo que com passos lentos o número de mulheres mortas traz insegurança para todas. Segundo o mapa da violência contra a mulher negra houve um crescimento de homicídio entre 2003 a 2013 de 54,2%. Neste mesmo período caiu o número de homicídio entre mulheres brancas em 9,8%. Levando em conta que a população negra é grande número no Brasil.                                   
            Nesse contexto todo o retrato da mulher é na sua maioria mãe solteira, doméstica, empregada e pobre. Antonieta de Barros assim como Maria Carolina de Jesus é uma mulher típica que sentiu na pele as dificuldades de quem vivenciou a pobreza. Nascida na capital Florianópolis no estado de Santa Catarina no dia 11 de julho de 1901, Antonieta veio para marcar o cenário político. Ela foi à precursora na luta de políticos afro descendentes no Parlamento.   
            Uma brasileira guerreira que sempre deve ser exaltada! Ela fez toda diferença no movimento que na época foi reprimido com a ditadura militar. Porém ganhou força a partir da constituição de 1988 no Brasil.  Antonieta de Barros foi o marco histórico não só no cenário político como na contribuição histórica da mulher negra no Brasil, sua contribuição se sucedeu de forma ampla nas discussões sobre a participação da mulher no cenário político, um espaço eminente masculino. ‘’A filha da lavadeira’’, como dizem muitos da elite brasileira deixou um legado lindo. Sua luta foi marcada pelo rompimento de alguns estereótipos ligados ao gênero, a etnia e a classe social.                          

Clarisse da Costa é poetisa e militante do movimento negro em Biguaçu, Santa Catarina
Contato:clarissedacosta81@gmail.com
Trecho final do ensaio Nagô das Negras


Nenhum comentário:

Postar um comentário