terça-feira, 1 de julho de 2025

EDITORIAL

 O Valor da Sabedoria

Por Paccelli José Maracci Zahler (Brasília, DF)

 

Nós, da Revista Cerrado Cultural, sempre nos lembramos das raízes que nos conectam. E não há raízes mais profundas e valiosas do que os nossos idosos. Eles são a memória viva de nossa história, a experiência acumulada e a sabedoria que pavimenta nosso futuro.

Em um mundo que preza pela velocidade, é fácil esquecer o verdadeiro valor que, muitas vezes, reside na paciência e no conhecimento que o tempo traz. Nossos idosos não representam apenas o passado. Eles são fontes inesgotáveis de ensinamentos, de histórias e de afeto que enriquecem as nossas vidas.

O respeito por eles vai além de gestos formais. É preciso reconhecer a dignidade de quem construiu o caminho que hoje trilhamos; valorizar cada conselho, cada sorriso, cada presença. E, além disso, dedicar tempo, oferecer ouvidos e afeto, combatendo a solidão que muitas vezes os cerca.

Assim como as árvores centenárias que continuam a dar frutos e a abrigar a vida, os nossos idosos continuam a ser os pilares de nossas famílias e de nossas comunidades. Valorizá-los é investir em um futuro mais humano e empático!

Que possamos sempre honrar e aprender com a inestimável sabedoria de quem já viveu tanto. O respeito aos nossos idosos é o alicerce de uma sociedade mais justa e mais plena.

Um comentário:

  1. Excelente artigo. O Brasil precisa valorizar mais os idosos que detêm a sabedoria.

    ResponderExcluir