domingo, 1 de setembro de 2019

JAMES ARTHUR BALDWIN


Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

            Vamos ao escritor James Arthur Baldwin. Confesso que eu soube de sua existência hoje, 2 de agosto de 2019, consecutivamente no mesmo dia em que nasceu. Hoje ele estaria com seus 95 anos de idade.
            Realmente nós temos que aprender muito sobre a nossa história e acho que a literatura é a melhor forma disso acontecer. E James Arthur Baldwin é o que podemos chamar de um escritor completo, romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e critico social sionista.
            O ano de seu nascimento é de 1924, em Harlem na cidade de Nova York. Seu falecimento deu-se em 1 de dezembro de 1987 na cidade de Saint-Paul de Vence na França. Suas obras exploram temas um tanto complexos ainda não explorados sobre a sexualidade e também sobre as distinções de classes raciais, isso já nas sociedades ocidentais.
            Para aquela época ele foi um escritor inovador na literatura afro-americana entre os anos de 1950 e 1970. Suas obras estão entre filmes, contos e formação. Na cinematografia temos os filmes ‘’Eu Não Sou Negro, Se a Rua Beale Falasse, No Lugar do Coração, Go Tell It on the Mountain’’. Obras inspiradas em muitos de seus romances.


Nenhum comentário:

Postar um comentário