sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

REVISTA CERRADO CULTURAL, DEZ ANOS (2011-2021)

 Por Paccelli José Maracci Zahler (Brasília, DF)

Parece que foi ontem, mas já se passaram dez anos de edição ininterrupta da Revista Cerrado Cultural. Não é preciso dizer da emoção que sinto em fazer desta uma edição comemorativa. É claro que houve dificuldades, todas superadas com muita determinação.

Para falar a verdade, a Revista foi criada em 2010, entretanto, por divergências com o proprietário do site que a hospedava, foi retirada do ar de um dia para outro, e extinta. A frustração foi imediata e passei a ver com desconfiança aquelas páginas que oferecem facilidades aos autores, depois começam a falar em custos, despesas extras, vem a anuidade e, em caso de atraso de pagamento, tudo é retirado do ar de uma hora para outra. 

Eu queria uma revista que nada custasse aos autores, mas faltava-me conhecimento de criação de páginas na internet. Felizmente, as páginas começaram a ficar mais intuitivas e para encontrar o Blogger foi um pulinho.

Criada a página, foi uma declaração de independência; e foi um custo resgatar os trabalhos publicados em 2010 e, felizmente, a maioria foi encontrada e republicada. Depois, foi o desafio de encontrar autores que quisessem colaborar com a revista. Porém, como todos já estavam escaldados das armadilhas da internet, ficavam desconfiados e, para mim, não teria sentido criar uma revista para publicar somente os meus trabalhos. Seria uma atitude muito egoísta e eu não conseguiria revelar os talentos literários - uma das propostas da Revista - divulgar escritores, poetas e amantes das Letras e das Artes.

Hoje, a Revista Cerrado Cultural conta com colaboradores do Brasil e do exterior (Portugal, Cuba, Grécia), é lida em pelo menos dez países, segundo o "Flag Counter", principalmente dos Estados Unidos. Ainda completamos com 1830 colaborações e mais de 118 mil acessos. 

Como editor, quero agradecer a todos que colaboraram, colaboram, apoiam, incentivam e divulgam a Revista Cerrado Cultural, sem esse trabalho voluntário não teria sido possível chegar aos dez anos.

Agradeço ao Blogger também por ter hospedado a Revista Cerrado Cultural sem custos.

Desejo um Feliz Ano Novo a todos e uma boa leitura!

4 comentários:

  1. Enviaram-me o site da "Cerrado".
    Fiquei muito satisfeito com o primeiro contato. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista, caríssimo Paccelli.
    Vida longa à Revista!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A realidade, provinda do idealizado, torna-se bela, quando o ideal é belo. Parabéns pelos honrados 10 anos!!!

    ResponderExcluir