Por
Humberto Pinho da Silva (Porto, Portugal)
Quando minha filha completou
cinco anos de idade, resolvi, na hora de almoço, com letras móveis, ensiná-la a
ler.
Peguei na Joana (sua boneca
preferida,) e comecei a ensiná-la.
A brincadeira despertou a
curiosidade da garota e logo quis participar, como "colega" da
bonequinha.
Na minha ausência, minha filha
entretinha-se a brincar - como professora, - a dar aulas à Joana.
Mais tarde, com cartilha,
iniciei – como antigamente se fazia, – a juntar as vogais às consoantes.
Assim, sempre a brincar,
aprendeu a ler, e quando entrou na escola, já tinha sólidas luzes.
Mal sabia, que Maria Montessori
já havia inventado esse método de ensino
Com cartolina colorida, rugosa,
para as mãos agarrarem bem, recortou alfabetos, que deu às crianças para
brincarem.
Naturalmente quiseram saber o
que era aquilo e ela ensinou., brincando, sem forçar, o nome de cada uma.
Pacientemente repetia – mas só
quando lhe perguntassem o nome de cada letra.
Depois, explicou que cada letra
correspondia a um som, e esses sons, formavam palavras.
Nada mais lhes disse. Passado
tempo um garotinho veio dizer-lhe que sabia escrever. Com efeito conseguiu
formar algumas palavras. Montessori gabou a descoberto, e outros pequenitos
quiseram imitar.
Mais tarde, outro lhe disse: - “Sei
escrever; e provou, indo ao quadro preto e gatafunhar palavras com giz”.
Estava lançado um novo método
para ensinar a escrever, como conta o Capítulo XXVI: " O Inicio da
Aprendizagem", em: " A Criança" - Editora
"Portugália".
Montessori inventou o método a
pedido de duas mães analfabetas, que pretendiam que seus filhos, de pouca idade,
aprendessem a ler e a escrever.
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