sábado, 1 de julho de 2023

ENTREVISTA: PRÍNCIPE DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHO

 


Por Paccelli José Maracci Zahler (Brasília, DF)

    É com imensa honra que entrevistamos, neste mês de Julho de 2023, Sua Alteza Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, e Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA.
    A entrevista foi concedida por meio eletrônico e, em nome da Revista Cerrado Cultural, agradecemos a boa vontade em nos atender.

ENTREVISTA COM PRÍNCIPE DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHO   Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente

 

O que é a Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, denominada Casa da Gothia, é uma dinastia histórica memorial em exílio que visa EXCLUSIVAMENTE à preservação memorial e as tradições dos povos godos, visigodos e ostrogodos, destina-se a resgatar e preservar os retalhos históricos perdidos no tempo. GOTHIA é um nome dado a vários lugares onde os godos viveram durante suas migrações, incorporado hoje a República da Suécia.

2.Como foi o processo de restauração da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente obteve a restauração de seus registros históricos em 27 de Julho de 2012, através dos estudos históricos e genealógicos emitidos pelo Dr. Otávio Duarte Santos, Licenciado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO/PE, Historiador com ênfase em história antiga e medieval, sacerdote da Igreja Católica Apóstolica Romana, sendo restaurada publicamente conforme a tradição das monarquias em 29 de Julho de 2014, pelo Clero da Santa Igreja Católica Apostólica da Redenção, sendo reconhecida em 28 de Setembro de 2014 pelo Patriarcado Ecumênico da Santa Ortodoxia Cristã Latina, sendo amplamente reconhecida por renomados historiadores e genealogistas, Bulas Patriarcais e Apostólicas de fé inviolável e confirmada pelos Direitos Internacionais da Convenção de New York da qual 142 Nações são signatárias. A Restauração Histórica do Reino da Gothia, visa recuperar e perpetuar para a história mundial a existência de um estado perdido nas brumas do tempo.

3. Na atual fase da história, quem é o chefe oficial é jurídico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente tem como chefe oficial e jurídico Sua Alteza Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, com o nome dinástico de Dominus Herodotus Alexandros Iº de Leão, tendo em sua Linhagem Varonil a ilustre Família CAMÊLO, do Sangue Real e Imperial dos Reis de Leão, dos Reis Godos e dos Reis de Dardânia. 

4.Qual é a importância dos títulos de nobreza outorgados pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

Em um país republicano, os títulos de nobreza não acrescentam nenhum privilégio legal. É uma distinção de tratamentos honoríficos e simbólicos, são bens imateriais e históricos, que visam galardoar pessoas que se destacarem em seu meio social, exemplificando méritos e virtudes incomuns.

De acordo com a legislação recente, Títulos Estrangeiros podem ser considerados como “Herança Imaterial Estrangeira” em harmonia com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e ter seu cunho meramente Honorífico reconhecido culturalmente e como Patrimônio tendo a sua sucessão “Júris Sanguinis” regulada e protegida pela Lei Internacional e protegida também de acordo com o Código Civil Brasileiro de 2002.

5. Quais são as principais atribuições da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente perante a sociedade?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente é uma instituição ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE destinada às causas da filantropia, preservação histórica, cultural e de memória genealógica, e de família.

6. Quais são os desafios que a Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente enfrenta atualmente?

Mantém viva a memória e as tradições dos povos godos, visigodos e ostrogodos, bem como os estudos das histórias antigas e medievais.

7. Quais as qualificações necessárias para ser outorgado e investido com um título de nobreza da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

Pessoas que professem os princípios ideológicos e morais observados pela Casa Real e Imperial que possuam qualificações evidentes e necessárias de cultura, honorabilidade e serviços. NÃO estar respondendo a nenhum processo criminal; ter bom testemunho; e, boa convivência familiar e social.

8.Qual é a posição da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente sobre a política partidária?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente não visa ou vislumbra ter participações em governos, não possui quaisquer vínculos com partidos políticos, seja qual for a sua linha Ideológica, filosófica, partidária ou de Militância. É uma instituição apolítica, neutra e afastada de todas e quaisquer questões relacionadas às disputas partidárias ou qualquer outro movimento Político-Partidário-Ideológico de qualquer natureza, INCLUSIVE os movimentos Pró-Monarquistas ou Contra Monarquistas.

9.Qual é a forma utilizada pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente para custear suas atividades culturais e nobiliárquicas?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, pelos seus constituintes históricos, humanos e ideológicos, sendo uma sociedade de natureza Histórica, Dinástica, Cultural e Cívica, voltada para o aperfeiçoamento e defesa dos valores permanentes das civilizações, custeia suas atividades mediante doações e rendas de origens diversas, lícitas e legais, bem como chancelarias advindas de adesões de honrarias, comendas, medalhas diplomas de honra, troféus etc.

10.Como a Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente se relaciona com outras casas reais europeias?

Uma relação amistosa, considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a nobreza universal e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz universal.

11.Qual é a posição da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente em relação à religião?

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente é uma instituição laica. Isso significa que não há uma religião oficial e que manter-se imparcial no tocante às religiões.

12.Qual é a posição da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente em relação à política internacional?

O Governo memorial e histórico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, respeita as leis internacionais, as nações, uma pátria livre e soberana, o governo estabelecido e as suas instituições.

13.Como a Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente se envolve na promoção da educação e da pesquisa?

Através de parcerias com institutos culturais, centro de pesquisas, federações, academias, bibliotecas, museus em especial com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA e Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.

14.Qual é a mensagem que a Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente gostaria de transmitir ao mundo?

Uma mensagem de paz, fé e esperança. Os seres humanos precisam se ajudar, por isso é tão importante que todos consigam olhar seus semelhantes com carinho, afeto, respeito e alteridade. Que todos os seres humanos passem a se respeitar cada vez mais, cada um de nós precisa começar a incluir na rotina atitudes que levem esse respeito. Pessoas boas fazem um mundo bom, com caridade, paz e compaixão. Pessoas ruins exaltam a inveja, o poder de destruição e vinganças. Façam o bem por ser o certo, não para receber algo.

15.Quais são os planos futuros da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente?

Continuam sua missão de incentivo e a reverência aos valores morais, e à vivência da fraternidade universal e da propagação da Paz; A cooperação com entidades culturais e comunidades afins, no plano nacional e internacional, promover estudos históricos e a valorização da memória dos nossos antepassados.  

 


4 comentários:

  1. Pessoa linda que tive o prazer de conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um príncipe legitimo e verdadeiro, respeitado e honrado! Além das suas prerrogativas dinásticas, é reconhecido internacionalmente como PRÍNCIPE DAS ARTES. Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente em 2017 em São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Esse príncipe é um semeador e agente da paz. Nunca conheci uma pessoa tão iluminada como ele. Onde ele passa, só leva paz e esperança. Deus é com ele!

    ResponderExcluir