domingo, 1 de setembro de 2024

DOS RIDÍCULOS DA VIDA: A TRANSPOSIÇÃO DO RIO RUBICÃO

Por Samuel da Costa (Itajaí, SC)

 

Na minha tenra idade, na minha primeira infância, vivenciei duas grandes cheias e uma grave crise econômica, falo do oitavo decênio do século XX. Tragédias climáticas à parte, na verdade um dos desdobramentos da primeira grande cheia, vou relatar, o que hoje parece um sonho. Um difuso sonho perdido, na minha meninice distante, pois transpor sonhos noturnos, que geralmente esvaem com a luz de um novo dia e o que sobram são impressões vagas.

Falo das poucas lembranças que não se perderam no tempo e no espaço, o que de fato houve, foi uma ponte que a primeira cheia levou, uma pinguela, uma pequena ponte, feita de cabos de aço e madeira. Uma pinguela que balança e balança e não cai, daquelas que fechamos os olhos antes de pôr os pés e suspiramos aliviados ao término da transposição. A tal pinguela, que a enchente levou, dividia os dois maiores bairros mais populares, da cidade em que vivo no momento que dedilho este texto. No lugar, surgiu uma batera, que fazia a travessia entre os bairros, era um pequeno barco. Um cabo de aço, cruzava as margens opostas, uma corda presa na batera e um grande anilha, conectado no cabo de aço ajudavam na travessia, para que a correnteza não arrastasse a pequena embarcação. Um barqueiro, muito magro e queimado pelo sol, ia e vinha cruzando os poucos metros que separavam os dois bairros. Com as mãos revestidas de luvas de raspa, típicas para trabalhos da construção civil e afins. O barqueiro, segurava o cabo de aço, dava impulso para a pequena embarcação cruzar o rio retificado.

Hoje está lembrança vaga, me faz lembrar do barqueiro de Hades, o barqueiro Caronte a cruzar os rios Estige e Aqueronte, pois o barqueiro da minha infância perdida, recebia moedas para fazer a travessia. E avançando um pouco mais, nas minhas lembranças vagas, me lembro da volta para casa, pois fomos fazer uma visita familiar. Na outra margem do rio vivia a família do irmão do meu pai, que por sua vez era casado com a tia da minha mãe. E lá fomos nós, os homens da minha família, o meu pai, o meu irmão mais velho e eu.

Da visita familiar, eu não me lembro de nada, pois são lembranças que o tempo fez questão de apagar do meu palácio das memórias, o que restou desse dia, foi a travessia do rio, do que seria o meu Rubicão. O que sobrou para mim seria um sonho ridículo como todos nos sonhos vívidos assim o são, na minha visão é claro. O meu falecido pai, um tanto alcoolizado naquele dia, o meu irmão e eu parados na margem de um rio retificado. O meu passa os cobres para o barqueiro maltrapilho, com a sua surrada luva de couro, avisando ao meu pai que ele não tinha dinheiro o suficiente para nós três transpor o Rubicão. Lembro do meu pai, mandar eu e o meu irmão subirmos no barco, anos mais tarde em uma conversa com o meu irmão, ele me fez lembrar desse episódio. O meu irmão, lembrou que ele chorou nessa hora, pensando que o nosso pai iria abandonar a gente.

Então uma vez dentro da batera, o barqueiro, o meu irmão, eu e a bicicleta do meu pai. Para os ridículos da vida, o meu pai acendeu um cigarro, daqueles bem baratos, e caiu na água. Para os muitos ridículos da vida, o meu saudoso pai atravessou o rio a nado, com um cigarro na boca, por falta de algumas moedas e a lembrança de vê-lo parar de nadar. O meu pai parar de nadar, segurar com uma mão na amurada da batera e com a outra ao cigarro na boca, dar uma senhora tragada tirar o cigarro da boca e sopra uma longa fumaça. Ressaltando aqui, que nas duas margens do rio haviam duas pequenas multidões atônitas com a cena que se desenrola.

E se foram todos, os meus tios, o meu pai e o meu irmão e o barqueiro e as suas idas e vindas aquáticas entre bairros. São borrões no meu palácio da memória.

 

Do livro: Dos ridículos da vida. Samuel da Costa, escritor, contista, poeta e novelista em Itajaí, Santa Catarina.

Contato: samueldeitajai@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário