sexta-feira, 1 de setembro de 2023

APENAS UMA IMAGEM

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

 

Para quem idealiza a mulher vista na fotografia tenho algo a dizer: eu não sou perfeita, não tenho o corpo perfeito, eu uso um andador e para mim isso é apenas um detalhe.

A minha perfeição está nos meus problemas, ou seja, não existe perfeição. As fotografias que eu publico em qualquer rede são apenas uma casca, por trás dela existe uma mulher linda com todas as suas imperfeições.

Eu me surpreendo com os inúmeros comentários e procuras por uma imagem que essas pessoas tanto idealizam. O que isso prova que o ser humano se deixa levar muito pela estética. Por esse motivo, devo concordar que a pessoa que somos não tem tanta importância.

Ao invés de procurarem quem é a pessoa em si, querem saber do seu problema. Eu poderia dizer qual o número do meu pé, falar a minha música preferida ou mencionar sobre o último livro que eu publiquei. Sei lá, qualquer coisa. Mas não é isso que muitos querem.

Parece que as pessoas têm prazer pelo sofrimento do outro, como se esse prazer desse para elas a certeza de que são fortes e perfeitas. Mas ao contrário do que pensam não existem seres perfeitos e 100% fortes, cada ser humano tem a sua fragilidade. Sinto também que rola um medo por parte dessas pessoas, só não sei dizer o motivo, o porquê desse medo.

O ser humano é cheio de caos, incertezas, julgamentos e preconceitos.

O que eu posso dizer em relação ao homem? O homem criado pelo seu ego, pelo seu olhar estético e esse seu lado de superioridade talvez demore a aprender a respeitar a mulher e a enxergar as suas inúmeras belezas. Antes que você me pergunte. Sim, eu tenho total consciência de que não são todos os homens.

Mas posso dizer que uma grande parcela enxerga as mulheres com problemas físicos de forma diferente. Não é nada fácil, rejeições, perguntas imaturas, olhares de indiferenças, gestos de pena e nenhuma palavra de incentivo!

Clarisse da Costa é poetisa, contista, cronista e designer gráfico em Biguaçu, Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário