sexta-feira, 1 de setembro de 2023

FILHAS DE PRETA OBÁ

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)


Se formos ao fundo da nossa história veremos a longa caminhada da mulher negra até aqui, uma caminhada de muita luta e acredito que nessa luta acabamos conhecendo muitas mulheres e obviamente suas histórias de superação. E para quem não conhece se faz necessário contar essas histórias. Eu mesma cresci sem conhecer, no meu conhecimento a mulher negra nunca passou de empregada doméstica. Ao pesquisar a fundo sobre a nossa história, a minha visão sobre nós tudo mudou.

Eu acho importante pesquisar sobre essas mulheres é trazer a luz do dia uma parte de nós. É tirar da invisibilidade a mulher negra.

Para começar quero dar exemplos de mulheres criadoras de produtos que você jamais fosse imaginar serem criados por mulheres. O primeiro produto é a tábua de passar roupas, ela foi criada por Sarah Boone em 1892. Em segundo temos o absorvente, criado por Mary Beatrice em 1956.

Já em 1980 temos o transmissor de ilusão mais conhecido como filme 3D, criado pela Valerie Thomas. Não podemos esquecer da desenvolvedora Viviane dos Santos, ela foi responsável em 2010 pela criação do catalisador que reduz a emissão de gases poluentes. São inúmeros os ícones que compõem a nossa história. Histórias de superação, filhas de Preta Obá.

 

Clarisse da Costa é poetisa, contista, cronista e designer gráfico em Biguaçu, Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário