sexta-feira, 1 de setembro de 2023

YABBÁS

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

 

Junto da leitura temos o conhecimento e com ele vem os novos desafios. Estes nos dão a oportunidade de conhecer coisas novas. Recentemente lendo o livro "Olhos d'água" da escritora Conceição Evaristo eu vi a palavra "Yabá", o que me chamou a atenção. Até então, por ser um nome forte e bonito, o que me levou a curiosidade em saber o seu significado. Parece até ironia da minha parte, uma palavra africana tão forte a sua presença no Brasil e eu a desconhecê-la.

       Entretanto não importa se cedo ou tarde a pessoa adquire o conhecimento, o importante é querer fazer parte dele.

Pelo que eu acabei sabendo no Brasil dia 13 de dezembro é a comemoração festiva das Yabás. Mas se faz necessário irmos ao ponto de partida para que se tenha melhor entendimento sobre essa data e o sentido das Yabás.                                  

       A origem da palavra "Yabá" vem do Continente Africano e tem como significado "Mãe Rainha". Título somente atribuído a dois orixás, "Yemanjá e Oxum". Porém, no Brasil esse título se estendeu a todos orixás femininos aos quais podem ser chamados de Aiabás, Lyagbas, Iabá, Lyabá ou Aiabá. 


Clarisse da Costa é poetisa, contista, cronista e designer gráfico em Biguaçu, Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário