quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Eu conto para você! Veracidade X Lucidez.

Texto: Valéria Gurgel (Nova Lima, MG)

Apresentação: Leandro Bertoldo Silva (Padre Paraíso, MG)



REFLEXÕES

Por Valéria Gurgel (Nova Lima, MG)












 

A INGRATIDÃO DOS FILHOS

 Por Humberto Pinho da Silva (Porto, Portugal)

  

Resguardada do ardor da tarde sob frondoso castanheiro, na cercania de carriça transmontana, a velhinha fia.

Tem o rosto sulcado pela goiva do tempo. Olhos apagados, lábios finos, boca desdentada, e tez crestada, da cor de centeio.

Fia; e o fuso: gira...gira...gira... pressionado pelos descarnados dedos.

Foi moça fagueira; esbelta, de farta cabeleira calamistrada e viçosa face da cor de nácar.

Casou… Foi mãe.

Criou filhos, que abalaram...

Todos partiram: uns, para o Céu; outros, em demanda de vida melhor...

Ficou; mergulhada em saudade e cuidados de quem a deixou.

De tempo a tempo, telefonam, escrevem...

Prometem interná-la num lar...

Daqueles que guardam pais e mães, que deixaram de serem prestáveis.

Cuidou dos filhos com esmero: ajudou-os a darem os primeiros passos; a comerem; à mesa; aparou-lhes a baba viscosa, que escorregava do beiço; enxugou-lhes o húmido nariz; branqueou-lhes a roupa enegrecida pela traquinice; passou horas de angústia à cabeceira do berço...

Os meninos eram tudo, e tudo era para eles.

Agora, é a mãe que carece de mão amiga: quem a ampare; quem cuide; quem lhe lave a veste enodoada; quem lhe apare as unhas endurecidas; quem a desvele com carinho.

Para que nada lhe falte.

Mas os filhos não têm disponibilidade...

Olvidam, que chegou o tempo de retribuírem; esquecem-se de pagarem - os cuidados, os carinhos que receberam...

Meditando, a velhinha fia.

E o fuso: gira...gira..gira...

Pelos desgastados olhos, desenrolam-se cenas amorosas, recreações pueris, que a memória guardou, com amor.

Agora só Deus permanece...

Só Ele ficou...

Os gerados pelas suas entranhas esquecem-se, que: a felicidade, o diploma, a riqueza que gozam, é fruto daquela velhinha, que junto ao carriço, arrimada ao secular castanheiro: fia... fia... fia...

Zagaziantes lágrimas de saudade, docemente escorem pela face encarquilhada:

-" Coitados! Têm muito que fazer...A culpa é das mulheres... trabalham muito. Como gostava de estar na companhia deles!…”

Leve sorriso amoroso, alastra-lhe pelo rosto tisnado...

E o fuso: fia...fia...fia...

A MOÇA DE TITHÃO

Por Dias Campos (São Paulo, SP) 

O professor Amauri era muito querido e respeitado na escola municipal da pequena Arraial, onde lecionava literatura. Tanto que desde o início do ano letivo já havia sido eleito como paraninfo da turma que se formaria.

 Certa tarde, seus alunos notaram-lhe um semblante diferente. Estava mais bem disposto que o de costume, a verve fluía como nunca, e o sorriso parecia que jamais o abandonaria.

Começaram os sussurros, que logo tomaram conta da classe.

O mestre interveio, querendo saber o que acontecia.

E o tema passarinho verde despontou em meio às risadas.

Mesmo encabulado, o docente acabou confessando que o seu bem-estar devia-se a ele ter conseguido espiar a moça de Tithão.

A resposta pegou a todos de surpresa. E calaram-se.

Dando-se por satisfeito, o educador prosseguiu com a matéria. – Ao virar-se para a lousa, contudo, levantou sutilmente o canto direito da boca.

Ao chegarem às suas casas, os estudantes contaram aquela audaciosa revelação.

E os pais ficaram bastante decepcionados. Afinal, como alguém que tanto admiravam teve a coragem de ficar espiando uma mulher casada? E quanta desfaçatez em revelar a sua conduta em plena sala de aula!

Talvez esse episódio tivesse sido esquecido, não fosse o fato de o professor Amauri retornar no dia seguinte ainda mais feliz.

Foi quando o mais atilado da turma, porque não se aguentasse, resolveu perguntar se o motivo da euforia seria ainda a tal da moça.

O mestre virou-se para ele, e, sem a menor consternação, justificou que o seu estado de espírito aumentara porque, dessa vez, tinha sido acariciado pela moça de Tithão.

Os olhos de todos arregalaram-se! E houve até alunas que os sentissem úmidos pelo desgosto.

A notícia sobre o relacionamento extraconjugal começou a alastrar-se mais rápido do que fake news em grupos de WhatsApp. E logo os comentários já dominavam a cidade.

Onde houvesse pelos menos duas pessoas conversando, e a descarada aventura amorosa era o assunto dominante.

É claro que as recriminações compunham a esmagadora maioria das opiniões, haja vista ser o culpado pela destruição de uma família honrada, humilde e trabalhadora.

Quais os ardis que teria utilizado para corromper a pobre moça? aproveitara-se da sua frustração como esposa? assegurara recompensas materiais aos filhos? seduzira-a com promessas de casamento? Essas e muitas outras perguntas não paravam de pipocar nas rodas das más línguas.

De outra parte, havia também quem o aplaudisse e caçoasse do esposo traído; sobretudo nos bares, e depois de algumas doses de cachaça.

Mas uma pergunta ficava sempre incomodando: Quem seria esse Tithão? Em Arraial, cidadezinha do interior, todos se conheciam. E ninguém jamais ouvira falar dele. Ao que parecia, portanto, é que se tratava de um caboclo que habitava algum rincão desconhecido, ou em cidade próxima.

Fosse como fosse, o professor Amauri continuava lecionando, seus colegas de docência preferiam fazerem-se de surdos, e o nono ano ficava cada vez mais chateado.

E como o desconforto só aumentasse, seus alunos resolveram alertar o mestre para o perigo que corria, pois quem garantiria que Tithão não quereria lavar a honra com sangue?

Para tanto, optaram por uma investida direta, sem rodeios, em que a franqueza, aliada à sincera preocupação, por certo abririam os seus olhos, fazendo com que desistisse da tresloucada ousadia.

No entanto, caso resolvesse ir adiante com o adultério, a decisão seria respeitada, e eles não insistiriam. Mas procurariam outro nome para ser o paraninfo.

E quando o educador entrou na sala para dar a última aula da semana, o porta-voz da classe levantou a mão direita e pediu a palavra.

Amauri achou estranho, sobretudo porque percebia, nos muitos rostos, que à estranhável mudez somava-se uma angustiante expectativa. Mas deu licença para que falasse.

O garoto começou a dizer, com voz receosa, que todos tinham ficado um pouco desapontados com a recente novidade, uma vez que contar para a turma que ficara espiando uma moça casada não seria a postura mais adequada para um professor. De outra parte, garantiu que estavam muito preocupados com a sua segurança, pois talvez o marido já soubesse dos afagos, e, se fosse violento, é provável que quereria vingar-se. E finalizava questionando se esse arroubo valeria mesmo à pena.

O mestre gargalhou. E de uma forma tão espontânea que todos ficaram boquiabertos!

Mas antes que alguém pensasse em retrucar, o docente foi dizendo que espiar ou sentir as carícias da moça de Tithão nada tinha de reprovável ou de perigoso. E tanto isso era verdade, que muito antes de ser ele o contemplado, pelo menos cinco dos seus melhores amigos já se tinham inebriado quando a viram. E ficaram absolutamente extasiados assim que ela os tocou!

            Seria difícil afirmar se o que acabara de dizer atenuava ou agravava a sua situação, pois se era verdade que aos olhos dos estudantes a moça de Tithão deixava de ser aquela criatura angelical que fora por ele seduzida, nem por isso essa justificativa seria menos censurável que descabida.

            A classe permanecia em silêncio.

O educador sorria como se nunca tivesse feito nada de errado.

E das faces dos adolescentes partiam mensagens de tristeza, de desaprovação, e até de desprezo.

            Percebendo o “climão”, o professor Amauri subiu no tablado, virou-se para a turma, e disse que, por não ser surdo nem cego, sabia, perfeitamente, do alvoroço que o seu relacionamento com a moça de Tithão causara aos alunos, à escola e aos cidadãos. E que se subestimara as consequências do seu ato, afirmava, porém, que tal affaire nada tinha de condenável.

E para que tudo fosse esclarecido, para que a vida seguisse adiante em seu conhecido ramerrão, o educador fazia questão de que falasse à classe o seu amigo Luís, quem de fato o apresentara àquela divina moça.

            O burburinho foi inevitável. Ora, mas que atrevimento! que falta de vergonha trazer para o aconchego da sala de aula um sujeito que servira de ponte à satisfação da sua libido!

            E quando algumas garotas já se levantavam para irem reclamar ao diretor, o mestre antecipou-se, retirou Os Lusíadas da maleta, levantou-o acima da cabeça, e disse à voz firme: Eis o Luís!...

            Todos ficaram imóveis. E ninguém entendia patavina.

            Amauri pediu ao representante da classe que viesse para o seu lado e que lesse em voz alta determinada estrofe do canto segundo.

Mesmo ressabiado, o garoto foi até ele.

Ao abrir o épico, o docente apontou os versos que ele deveria ler. E o advertiu quanto às dificuldades impostas pelo português arcaico.

E ele os leria, mesmo que tartamudeando:

Mas affi como os raios efpalhados

Do Sol forão no mundo e num momento

Apareceo no rubido horizonte

Na moça de Tithão a roxa fronte

O educador, então, explicou que a moça de Tithão nada mais era do que a poética Aurora dos literatos – aquela claridade que precede o nascer do sol –, sendo que Homero a representou como de “róseos dedos”, tanto na Ilíada como na Odisseia. Essa figura foi repetida por Machado de Assis em várias de suas crônicas; em Tônio Kroeger, Thomas Mann só concordou com a cor; e, em Primavera, Sigrid Undset achou-a avermelhada. Por fim, o professor esclareceu que, à época de Camões, usavam o adjetivo roxo para caracterizá-la, se bem que também significasse vermelho, amarelo, dourado, e até loiro.

Depois desse singelo, mas categórico esclarecimento, não se viam outras reações senão as que demonstravam um desconcertante embaraço, entremeadas por silenciosos pedidos de desculpas. 

Para que o mal-estar fosse dissipado, melhor seria que todos voltassem aos estudos. E para tanto, o mestre usaria de um conhecido e eficaz expediente – na próxima aula, haveria prova oral.

Restaria, ainda, desfazer o gigantesco mal-entendido perante o colégio e a comunidade.

Mas o professor Amauri estava tranquilo, pois tinha a certeza de que seus pupilos não tardariam em digitar nos celulares.

 

 

DESVIOS LINGUISTICOS E CONSTRANGIMENTOS AFINS

Por Samuel da Costa (Itajaí, SC)

       Na luta inglória de manter a pureza na nossa língua mãe luso-brasileira, eu fui às compras com o meu filho. E no comércio local, lá fui eu ufano, munido com o meu glorioso nacionalismo linguístico afro-tupiniquim, e eu levei uma senhora de uma surra. Em um fogo amigo, no primeiro embate na primeira loja, diante da vendedora e dona da loja, o meu guri me alertou que não queríamos camisas iradas e sim camisetas de anime. Perdi a primeira batalha e é vida que segui.

      Partimos para a segunda batalha, eu mais pobre, o meu filho com roupas novas iradas e animadas, a dona da loja e a vendedora felizes da vida. Fomos ao ‘’shopping popular’’, ou condomínio de pequenas lojas e prestadores de serviços afins. Encarei o jovem de cabelos longos, tatuado e com piercing na cara, pedi um rato e tive que repetir muitas vezes: — Um rato meu Deus, eu quero comprar um rato, eu quero um rato! E depois de constrangimentos tive que traduzir que queria um mouse. Meu filhote, que é maior que eu, e o vendedor não esconderam seus sorrisos constrangedores. Mas pelo menos trocamos a invasão linguística estrangeira anglo-saxã, e o mouse virou um baita de um rato, um animal exótico vindo do velho mundo, com as caravelas europeias em tempos idos. Um rato que muda de cores, produzido lá na distante China vermelha, peça eletrônica feita para jogos eletrônicos de computadores.

            Termino aqui, depois dos constrangimentos linguísticos, eu fui à forra, repaginei o combalido celular, ou telefone móvel, do meu guri. O aparelho sai do condomínio comercial, de película irada e um capa maneira. Então fomos para casa, eu sem um pouco dos meus suados cobres, o meu guri com um telefone móvel repaginado, irado e animado e o vendedor de eletrônicos feliz da vida com umas comissões a mais na conta.

Samuel da Costa é cronista e funcionário público em Itajaí, Santa Catarina.

Contato: samueldeitajai@yahoo.com.br   

CORPOS EM QUEDA LIVRE

 Por Clarisse Cristal (Balneário Camboriú, SC)

Para a poetisa Fabiane Braga Lima

 

‘’Beyond the stormy and wild seas...

You have sunflowers on your head dear’’

Samuel da Costa

 

Não vamos falar

De amor ou mesmo de sexo 

Pelo menos não hoje

Nem agora

***

Vivo na sazonal cidade de muito sol

E verão cálido

E eu de férias eternas

Da vida

***

Mas não quero versar sobre

O amor e o sexo

Pelo menos não agora

Nem sobre perdidas paixões

À meia luz

***

Certo dia disse que tinha perdido

As chaves de papai

Na verdade, estava mesmo pensando

Em desesperados corpos

Em queda livre

***

Não vou falar

De etéreas paixões

 E nem de cálidas desejos

Pelo menos não agora!

Muito menos na lei do eterno retorno

Nem no amor fati

***

Espero mesmo partir em busca

Das perdidas chaves de papai

Para não pensar no puro tédio

Nem em imaginar nos quedos corpos

Que se deslocam no ar

Rumo ao chão


ÍNDIGO, CRISTAL E DIAMANTE?

Por Fabiane Braga Lima (Rio Claro, SP) 

Os seres da Nova Era, vem com um propósito mais elevados, que é quebrar e trazer novos paradigmas, a uma sociedade doente, muita coisa vem mudando e de forma acelerada. Normalmente, estes novos indivíduos, tem um temperamento forte, não aceitam mentiras e falsidades, estão conectadas ao amor incondicional e a tudo que a ele abrange.

Nos dias de hoje, estes termos estão mais em evidência, mas sempre existiram na história da humanidade, pessoas que vinham mais despertas e conectadas ao mundo espiritual, com todas as características dos índios, Cristal ou Diamante.

Os índigos, chegam em maior número a partir da década de quarenta e setenta, a princípio são crianças como outras quais queres, conforme foram crescendo os pais e elas mesmas perceberam algumas peculiaridades. Mas como nada era falado sobre o assunto, muitos foram se fechando e tentando se enquadrar dentro da sociedade, o que trouxe muito sofrimento. Pois passaram a viver em uma mentira, abafar sua verdadeira natureza, sentiram-se perdidos dentro de um sistema que não ressoava em nada em seu coração.

A primeira pessoa a falar sobre o assunto foi a parapsicóloga Nancy Ann Tappe, que tem o dom de ver a aura das pessoas e começou a ver pessoas azuis índigo e a relacionar com um certo tipo de comportamento. Em 1999 é lançado o livro Crianças Índigo de autoria dos escritores Lee Carrol e Jan Tober. A partir daí o assunto passou a ser mais conhecido e falado. Hoje temos vários livros que falam dos Índigo, Cristal e Diamante.

Dentro da energia Índigo temos as pessoas que nasceram e as que através de estudos e expansão da consciência se elevaram a Índigo. Dentre as características, as mais marcantes são: Têm muita intuição, são bem dotados, talentosos, criativos e ou muito inteligentes

Podem ter sido diagnosticados com transtorno de Déficit de atenção e/ou com hiperatividade. São sonhadores e/ou visionários talentosos, têm uma busca e ligação muito forte espiritual e/ou habilidades paranormais.

Muitas vezes veem modos melhores de fazer as coisas em casa, na escola ou no trabalho. Questionam o sistema, têm dificuldade com disciplina e/ou autoridade

Os cristais são a evolução dos Índigos, normalmente são filhos de Índigos. Chegam em maior número a partir do ano 2000, hoje temos jovens e crianças que nascem com essa energia.

Temos também os adultos cristal, que são os Índigos que através de uma maior evolução, se elevaram vibracionalmente a essa energia. Dentre as características, as mais marcantes são: Amor incondicional, por isso são mais amorosas e carinhosas. Forte ligação espiritual, não se conectam ao medo.

São facilmente diagnosticados com Autismo ou Síndrome de Asperger. Tem forte ligação as artes, ligação a natureza e animais, alta energia de qualidade ainda mais sutil que a dos Índigo

Os Diamantes chegam a partir de 2012, são crianças que são mais evoluídas que os Cristais. Estas pessoas estão em todos os lugares, são de diversas raças e classes sociais, não havendo distinção.

Claro que não só essas características que possuem, falei de algumas. Quem se identifica com o texto, busque mais, se informe, é muito importante conhecer para poder saber quem são e como são os Seres da Nova Era.

Independentemente de serem ou não diferentes, são seres humanos e precisam de tudo o que todos precisam, amor, carinho, direcionamentos e limites amorosos

          Aqui cabe uma digressão particular, muito minha, então vamos conhecer a história: Mãos que sangram. No sobrado ao lado de minha casa, sempre escutava gritos, era um casal discutindo perto de seus filhos. A esposa, estava em uma cadeira de rodas, com as pernas amputadas, devido a um acidente de serviço.

Da janela de minha casa pude notar, assim que seu esposo saia, puxava sua cadeira de rodas pela rua e entrava na casa de uma senhora. E seus filhos ficavam sozinhos por um bom tempo, como se bastasse, não frequentavam escola, o pai não os deixavam estudar.

Assim, fiquei sabendo. Cheguei até ela, e perguntei-lhe: — Porque deixa seus filhos sozinhos em casa? Assustada foi embora.

Certo dia, fiquei sabendo que aquela senhora, era uma professora aposentada, foi então, que descobri que estava estudando, e infelizmente as discussões com seu esposo não cessaram.

Era um homem rígido de pouco caráter! Podia ouvir seus gritos pelo quarteirão com sua esposa, que se encontrava numa cadeira de rodas, e não conseguia se defender. Descobri que ela estava tendo aulas com aquela senhora, na qual era uma professora, para que depois pudesse ensinar seus filhos.

Quanto à mulher, suas mãos sangravam, pois, a cadeira de rodas era antiga. Mas existia tanto amor, naquela mulher muito especial, e seus filhos estavam praticamente alfabetizados e logo, logo frequentaram a escola como toda criança.

E, ali estava uma guerreira, que nunca se deixou levar pela estupidez do esposo, que mesmo com suas mãos ensanguentadas, era dona de uma alma serena. Nada impediu aquela mãe de alfabetizar os filhos, nem mesmo suas pernas amputadas.

Um ano depois, fiquei sabendo que seus filhos, estavam estudando e vivendo como toda criança merece, dignidade Quanto ao homem (eu esposo) deixou a família e a esposa em uma cadeira de rodas. Debilitada e com filhos ainda pequenos, pois ele nunca quis aceitar a verdade. Toda criança merece um estudo adequado!

Fabiane Braga Lima, poetisa e contista em Rio Claro, São Paulo

Contato: bragalimafabiane@gmail.com 

 

A VIDA TEM DESSAS COISAS

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

 

Quando descobrimos que

Estar junto não é tão fácil assim,

Amar pode ser doloroso,

Os filmes românticos

Já não são mais os mesmos

E a primavera bate à porta

Depois de um inverno solitário.

Aí que aprendemos que

A vida tem dessas coisas.

No rádio a canção de Raimundo Fagner.

Na televisão o filme Meu Primeiro Amor.

Na gaveta o livro

"Como Eu Era Antes de Você".

Na janela a borboleta toda perdida.

Esqueceu-se por onde entrou,

Até parece nós seres humanos

Com as nossas indecisões. 

E a gente pode até errar muitas vezes.

Mas será que vale a pena errar

Amando a mesma pessoa?


Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu, Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

ENTRE FILMES E A REALIDADE

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)


A gente bem sabe

Que o coração bate muito forte

Com a trilha sonora dos filmes.

Algumas nos contam histórias,

Trazem memórias

E nos fazem pensar.

Ah se tudo fosse como

Um filme qualquer de romance,

Com um tom de comédia

E o amor fosse o mais leve,

Os sorrisos toscos,

No entanto, de gente feliz!

Talvez teríamos respostas

Para alguns desamores vividos.

Ou a vida fosse ser

Um pouco mais leve.

Mas não podemos fugir da realidade,

Filmes são como um mundo de fantasias

E nós não somos personagens

Criados de uma história.

 

Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu, SC.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

COTIDIANO: NÃO HÁ AMOR AQUI

Por Fabiane Braga Lima (Rio Claro, SP)

      Um teclado voraz, uma boca faminta e tantas facilidades velozes para muitas pessoas, com tantas palavras fluidas falarem de amor, mas tão poucas destas palavras, sangram, poucas tem vísceras, poucas demonstram um sentir de verdade. Palavras imensas, porém nada intensas, meias palavras, dizendo meias verdades, expressando meios sentimentos vagos, sobre uma metade que busca satisfazer-se buscando outra metade.

Não há amor nisto, o amor está em quem é inteiro, de palavras inteiras, sentimentos inteiros a transbordar verdades inteiras, buscando outra pessoa também inteira. E esse outro inteiro, transborda um viver que se choca com as expectativas do nosso próprio ser inteiro. Um confronto de realidades diferentes, obstáculos que parecem intransponíveis que as duas verdades inteiras se completam e perpassam juntas pontes intransponíveis.

São muitas palavras de amor, enchendo os livros, as redes sociais, os ouvidos do mundo todo. Palavras dizendo meias palavras, palavras dizendo nadas, ocas rimas ecoando nos vazios no vácuo, palavras saídas de inflados egos querendo carícias e não dar amor.

Iludidos e iludidas por horóscopos poéticos de autoajuda barata que não sabem outra coisa, que não afagar egos inflados. Palavras fugazes, que falam de um amor perfeitinho, um amor mais que perfeito. Palavras nefastas, que não precisa lutar, que não precisa ceder, que não precisa se ajustar. São amores que querem moldar o outro, submeter, esculpir de acordo com um molde que afague seus próprios egos e preencham suas expectativas.

         São palavras fósseis e palavras fáceis e aos montes, mas quase nada de amores vívidos e vividos em suas plenitudes reais. São palavras de amores vãos, que quando se vão, logo são superados e substituídos, sem maiores perdas e danos, ou seja amores mentirosos e falsos, que nunca foram o que juravam com muitas palavras bonitas serem.

        Quase nada de palavras que falam como é difícil, o quanto se exige de si mesmo para manter um amor vivo, e quando não é possível isto, é este amor se vai, nada é superado com facilidade. Exige-se muito de si mesmo, para juntar se os muitos mil pedaços que sobraram, quando aos pedaços, se conclui que o amor é renúncias e não exigências. Que amor é liberdade e não posse, que amor é dar e não receber, que amor na plenitude, só o é, só o vive, quando o outro também é se amar, então há reciprocidades.

      Amor não é molhar os pés antes de entrar na água, depois ir entrando devagar, isto é medo. Amor é mergulhar com tudo de cabeça, porém de olhos abertos, para evitar chocar a cabeça em alguma pedra cada vez que chegar ao fundo,

       Amor é se sentir como criança, se entregar como um adolescente, e tratar as dificuldades, as responsabilidades, os obstáculos como adulto. Amor nunca foi a vida de um glorioso mar de rosas frescas e sim momentos em um glorioso mar de rosas. E durante uma vida inteira, que não será perfeita, que enfrentará dificuldades, dores, incompatibilidades, desajustes. E quem ama de verdade, vai ceder, vai se ajustar, vai lutar, pois os momentos de mar de rosas durante esse processo, valem a pena, não há perfeição.

      Quem não puder conviver com isto, não está pronto para o amor, muitos falam de amor, mas poucos se habilitam à dizer que o amor não tem nada de poético, muito menos de romântico, amor, é investir, lutar, insistir, ceder, ajustar, viver em plenitude Amor não é palavra, é atitudes. Nada do que dizem.

Texto de Fabiane Braga Lima, contista e cronista em Rio Claro, São Paulo.

Contato: bragalimafabiane@gmail.com

CRÔNICA CORAÇÃO BOBO

Por Clarisse da Costa (Biguaçu, SC)

Duas histórias completamente diferentes,  mas ambas com um ponto em comum, o amor. Ele, um escritor promissor, tão jovem, nada parecido com o personagem Romeu  do famoso romance que conhecemos. Ela uma jovem atraente, porém nada romântica, seu nome é Julieta, mas o conceito de princesa não faz parte da sua personalidade. Aliás, nenhuma mulher precisa desse rótulo.

Ela na sua cama, acariciada por ele em pleno sono, o chama de Júlio, mas seu nome é Roberto. O que prova que os seus pensamentos estavam em outra pessoa. Ele por inteiro, ela pela metade.

O outro caso é um senhor extremamente romântico e completamente sozinho. Vive remoendo lembranças de um amor antigo, atropelado pela morte. Entretanto busca alguém para estar do seu lado, ao menos um pouco de carinho. Como podemos ver cada pessoa precisa uma da outra. O ser humano ainda não aprendeu a viver sozinho.

O senhorzinho se chama Lourenço, um nome um pouco incomum para quem nasceu no Brasil. Ele bebe uma taça de vinho, ouve discos antigos na sua vitrola e escreve versinhos como quem escreve para um grande amor.

O coração é mesmo bobo, sempre encontra motivos para amar.

Lourenço outro dia conheceu uma jovem mulher de cabelos curtos e muito sorridente. Esse seu jeito alegre tinha lhe chamado a atenção. Ela conversando com ele tomando uma dose de vinho num bar, disse para ele que o seu tempo passou. Ele a respondeu dizendo:

 - O coração não envelhece quando existe amor. Eu sou um jovem amante, a idade que eu tenho não me diz que o tempo passou e nem faz de mim um homem fraco.

 

Clarisse da Costa é cronista e poetisa em Biguaçu, Santa Catarina.

Contato: clarissedacosta81@gmail.com


CLARISSE CRISTAL EM DIAS DE SOL E CALOR

Por Samuel da Costa (Itajaí, SC)

Fui eu que deixei...

A cinza das horas...

Levar o meu platônico amor!

Por ti.

Minha divina Luna!

            Alguma coisa eclodiu no âmago, mais que profundo, de Clarisse Cristal naquela hora extrema. A bibliotecária olhava nos olhos de Anna Victória, com voracidade extrema, com uma profundidade abissal para a obtusa colega de trabalho, ela parada a poucos centímetros da bibliotecária. Foi como um turbilhão de sentimentos e sensações contraditórias, que em chamas, eclodiram no jovem corpo de mulher e também na mente da entediada Clarisse Cristal.         

        Os olhos azuis piscina, os longos cabelos trigal soltos, que caem até os ombros, emoldurava o rosto de porcelana, o batom vermelho cereja nos lábios carnudos, os pequenos brincos animal e azul turquesa, o pequeno, cintilante e delicado piercing, com a sua delicada joia cor-de-rosa encravada no nariz, pareciam fazer sentido, somente naquele momento, para desesperada Clarisse Cristal. Até mesmo a voz arrastada e enfadonha dela, transmutou-se, mais que de repente, em um bel canto da mais bela e mística Kianda.

            E em um ato desesperado, em um rompante a jovem bibliotecária Clarisse Cristal tomou Anna Victória pelos braços e lhe deu um beijo ardente na boca. A estupefata Anna Victória foi apanhada em meio a turbilhões de sentimentos contraditórios. Anna Victória pensou primeiro, nas duas câmeras postadas, nos cantos superiores da sala, que estavam retransmitindo em tempo real e gravando a cena toda em alta definição. E na possibilidade de alguém estar assistindo o que ocorria ali ou ver as imagens arquivadas no disco rígido e mais tarde, caírem na rede mundial de computadores, ou mesmo alguém aparecer a qualquer momento exato. E na possibilidade de o namorado ficar sabendo do ocorrido, de uma forma ou de outra. Nas famílias de ambas, que eram bem próximas, nos colegas de trabalho e por fim na outra que a beijava com tanto ardor e a tomava pelos braços de forma vulcânica. Logo ela, que Anna Victória pensava conhecer tão bem.

           E por fim nela mesma e na própria sexualidade, pois ela, Anna Victória, que retribuía faminta não somente o beijo lascivo, mas também os toques da outra.

Texto de Samuel da Costa, contista e novelista em Itajaí, Santa Catarina. 

Contato: samueldeitajai@yahoo.com.br

AVES PALAVRAS

Por Clarisse Cristal (Balneário Camboriú, SC)

Para a poetisa Fabiane Braga Lima

Das tuas verves emplumadas

Que cultivastes

Com extremos afincos 

Nas cósmicas vastidões astrais 

Do teu supra-real vergel encantado

Estão sempre suspensas no ar

***

Negras Aves Palavras

Cristalinas e Sintécticas

Álgidas Palavras Emplumadas

Instáveis e Velozes

Perdidas e Voláteis

Vorazes e Sequazes

***

Ebúrneas alviarianas

 Hialinas aves palavras

Condoerias que flanam velozes 

Tristonhas e zombeteiras

Eviternas e Fugazes.

 Sampleadas e sufocadas

Lânguidas palavras flanando

Perdidamente nos teus estribilhos


Clarisse Cristal é poetisa e contista em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

ASSIMETRIAS DESCONFORMES

 Por Clarisse Cristal (Balneário Camboriú, SC)

Para a poetisa Fabiane Braga Lima

 

‘’Mas, quem são as outras pessoas afinal de contas?

Nada! São simplesmente nada mais para o além

De nanopartículas etéreas, alheias a nós mesmos,

Gravitando cegamente e perdidamente,

 Nas nossas subsistências,

Pós-modernas, liquefeitas e vazias...’’

Adérito Muteia

 

Em desconformidades

Com o tempo presente

Componho os meus notívagos

E sonolentos textos pós-modernos

 Na enferrujada máquina de escrever

***

Em desalinho completo

Com o tempo em que vivo

Tenho o hábito de andar sozinha

Em florias violetas horas soturnas

***

Em desacordo absoluto

Com a pós-modernidade fluída

Peguei emprestada

A velha máquina de escrever

 De papai, sem ele o saber

E onde escrevo

 A minha imagética verve maldita 

*** 

Em desequilíbrio completo

Do meio social em que vivencio

Não vou mais fazer a Gestalt-terapia

Demiti o meu teuto analista

***

Em discordância de onde convivo

Vou percorrer a orla oceânica

Em plena luz do dia

Com a minhas vestes negras

Eu a naufragada monárquica

Desterrada que sou



Clarisse Cristal é poetisa e bibliotecária em Balneário Camboriú, Santa Catarina.